sábado, 31 de outubro de 2009

duas dicas e

um texto meio longo.

A Onda



O filme é assustador. Não é de terror, nem de suspense, nem tem assassinatos ou qualquer coisa do gênero. Nada de fantasmas, nada de assombrações, nada de feitiços, bruxas vingativas nem heranças malditas. Aqui o que está em questão é a capacidade do ser humano de se deixar levar pela intolerância e fanatismo em apenas cinco dias.

O professor Rainer Wenger tem que explicar autocracia (governo de um sobre todos, de forma beeem básica) para uma turma de jovens alemães. Porém esses jovens dizem que seria impossível aplicar um regime como uma ditadura na sociedade atual, e o professor tem uma idéia. Para mostrar como é possível o facismo voltar, ele implanta uma série de regrinhas. Começa a organizar as cadeiras, a mandar que cada um o chame de Sr. Wenger e a se levantar quando falar. Na segunda-feira. Na sexta-feira, ele tinha conseguido fazer um grupo com símbolo, código, uniforme e unido de uma forma impressionante. Ao perceber que as coisas estavam indo longe demais, resolveu parar - no sábado. Porém pode ser tarde demais...

O filme fala de como somos capazes de nos deixar levar pela idéia de pertencer a um grupo, de sermos aceitos por este mesmo grupo. De como é atraente viver em uma sociedade, tendo símbolos como um uniforme que elimine as diferenças sociais. E mais do que tudo: o filme nos fala de como é possível um regime como o facismo voltar: a mente humana é facilmente manipulável.

Detalhe: o filme foi baseado em um romance, e esse romance se baseou em fatos reais. O experimento ocorreu na California, e fugiu ao controle. O filme é um lembrete de como somos frágeis quando sozinhos, e fortes quando juntos.


Fronteiras do Universo (OBS.: pode conter spoilers)



A trilogia é magnífica.
Começando por Lyra Belacqua, que vem de um mundo no qual as pessoas tem um 'daemon' que é como se fosse uma expressão de sua alma na forma de um animal, e você o ama tanto como a si mesmo. Ela vive numa universidade e não aprende quase nada, porque morre de preguiça e os professores não tem muita paciência de ensinarem algo para alunos desinteressados. Até que um dia seu melhor amigo, Roger, é sequestrado pelos "Papões" que andavam roubando crianças e ela acaba indo com a Sra Coulter para aprender coisas.

A partir daí a trilogia se desenrola sobre Lyra e sua capacidade de mentir para qualquer um sobre qualquer coisa, Will e sua honestidade absoluta, Serafina e sua sabedoria, Sra Coulter e sua ambiguidade, os ursos ferozes com seus metais e bons corações, e acima de tudo: a luta contra a Autoridade. A Igreja Católica tem razão quando fala que Fronteiras do Universo é uma trilogia praticamente anti-cristã: o cristianismo é criticado, pisado, humilhado na série, tida como vilã. Deus não está morto, mas deve morrer para o bem da humanidade. Pecado não existe, intolerância deveria se extinguir, e é possível viver uma vida decente sem Deus.

Em síntese, a trilogia fala sobre religião, amor, fé, ciência e lealdade. Afinal quantas pessoas por aí viajam até o mundo dos mortos para se desculpar com uma pessoa? Quantas pessoas roubam uma casa e deixam uma moeda em cima da mesa para pagar o que levou? Quantas pessoas decidem viver longe de quem ama para não prejudicarem o mundo? Quantas pessoas são capazes de amar integralmente? E quantas pessoas cometem crimes e decidem largar por causa de alguém?

Eu recomendo. Muito.


Tá, então como o mundo começou?



Aqui vai uma críticazinha aos crentes que me enchem o saco: não é porque sou atéia que devo saber como o mundo começou, como a raça humana surgiu, como surgiu o universo, como apareceu a primeira flor, como se faz ter o sol pra cá, porque o céu é azul e bla bla bla. Sou estudante, não cientista, física, quimíca, matemática, biológa. Não tenho obrigação de saber dessas coisas. Ser ateu não significa ser detentor das sabedorias. Ser ateu não quer dizer que sabe de tudo. Ser ateu significa simplesmente não acreditar em alguma divindade. É difícil entender nisso?

- Mas você acredita em quê?
- Na família e na pátria -NNNN, :D
Não, não temos obrigação de acreditar em alguma coisa. Não acredito em Javé, nem em Afrodite, nem em Alá, nem na Freya, nem em Tupã, nem na Deusa. Pode me dar o nome de qualquer deus, EU NÃO ACREDITO. Não acredito que alguém, por uma força mística, fez surgir o mundo. Não acredito que o ser humano apareceu por vontade de algum ser. Assim como é tão fácil pra vocês imaginarem que tem alguém vigiando vocês, pra mim acho complicado pensar que tem um senhor de barba branca me olhando quando vou pra escola. E, aliás, prefiro que não tenha porque acho que pessoas que ficam vigiando outras pessoas ou são psicopatas querendo matar ou são detetives particulares. Se tenho bronca até com Edward Cullen porque ele fica observando a amada dormir sem ela saber, porque excluir o Deus disso?

Acredito na ciência. Porque a ciência não diz: A COISA É. A ciência diz: PELO QUE DESCOBRIMOS, A COISA ROLA DESSE JEITO. MAS PODE MUDAR :D
E quanto a teoria da evolução de Darwin... bem, meus queridos, podem gritar, espernear, se melindrarem pra gritar que nããão, nós não viemos do macaco, que os fósseis são brincadeira divinas, que Darwin estava errado, que a teoria está errada, etc, etc, etc.
Mas Darwin nuunca disse que viemos do macaco, e se os fósseis são brincadeiras divinas, então perguntem vocês aos seus deuses se eles não tem coisa pra fazer pra perder tempo confundindo os cientistas. E se a teoria da evolução estivesse mesmo errada, ela teria sido derrubada há muito tempo. Mas como, até agora, ninguém conseguiu provar um "A" contra a teoria...

- E quando a gente morre, rola o quê?
- Nada. Vira pó, cinza, grama.
- Ek.
Não vejo qual é o problema em morrer e pronto. Eu entendo que as pessoas querem um prêmio de consolação, entendo que elas queiram que ao morrer, elas ganhem uma ida pro céu e tal. Eu mesma gosto da idéia de que haja um paraíso bem legal, ou então que a gente vire fantasma e fique assombrando as casas. É gostoso, é confortável imaginar isso. E é uma espécie de tranquilizante pra gente, porque se a nossa vida é ferrada, a gente pode ter o consolo da vida após a morte ser legal.
Mas, sorry, eu não quero disso, e não preciso disso. Acho que ninguém precisa, na verdade.

Eu não quero ser boa porque um deus disse que vou ter o paraíso se for assim. Eu não vou pra igreja, e me recuso a acreditar simplesmente porque é melhor pra mim que acredite em algo e ganhe os benefícios divinos. Ao contrário, eu quero ser boa e honesta, porque eu acredito que toda a sociedade devia ser assim. Se eu ajudo meus colegas a estudarem história, não é pra ganhar créditos divinos, e sim porque gosto de ver que aquelas pessoas serão beneficiadas só com dez minutos do meu tempo. É uma questão de bondade e de bom senso. E nada a ver com interesse em um suposto paraíso divino.

E quando eu morrer, eu quero sentir que toda a minha vida valeu a pena: de que eu tive o paraíso na terra. Quero sentir que fiz pessoas ficarem felizes, que ajudei pessoas que precisavam. Que eu estava ao lado dos meus amigos, que eu amei tudo o que pude amar e um pouco mais. Eu quero morrer com a consciência de que não perdi a minha vida sentindo ódio de quem não merece, e de que eu fiz algo bom com o tempo que me foi dado.

Se eu morrer sentindo isso, posso garantir a todos vocês: eu não precisarei de um paraíso, nem de um inferno. Porque terei vivido bem.


E se houver um Juízo Final e houver um deus para julgar minhas ações, não fugirei. Assumirei a minha descrença com honra e orgulho, porque eu fui honesta e leal em toda a minha vida. E se um deus manda ao inferno alguém bom só porque essa pessoa não acredita, bem, eu me sentirei feliz de estar no inferno: preferia ficar o mais longe possível de um ser intolerante e egocêntrico.



DICA: copie o endereço da imagem ("copiar endereço da imagem" se usa Firefox, "propriedades" se usa IE) e veja a imagem toda. Ela foi cortada aqui D:

domingo, 18 de outubro de 2009

tá,

é domingo.

Eu passei todos esses cinco dias longe por culpa exclusivamente da falta de internet. Não só disso, mas também da falta de tempo - aliás eu nem tinha que estar aqui, e sim na escrivaninha estudando quimíca. Mas enfim estou aqui postando no meu blog, e aí vou estudar quimíca até meus neurônios superaquecerem com a velocidade do meu raciocínio e derreterem.

A pauta (ou meia-pauta) de hoje é: hm, a Capricho. Mais especificamente a revista Capricho. É, aquela que aparece nas bancas sempre com alguma capa da Disney ou Twilight. Aquela que dita a modinha. Enfim, revoltei com uma coisinha de nada: a CH vai lançar duas edições especiais de Twilight. Uma para Robert Pattinson. Outra para Lua Nova - que ainda nem foi lançado, detalhe.




Então revolta on aqui: quando Harry Potter foi lançado - sempre quebrado os recordes - a CH nem mencionou, no máximo uma capa com Emma Watson e nem conversaram sobre HP. Nada. Quando Michael Jackson, a revista foi indiferente. Tanta coisa boa por aí, e vocês nem falam. Só sabem endeusar Twilight, Meyer, Kristen, Selena, Miley, Demi, JB, etc, etc, etc. Se não é Disney, é Twilight. E se for nacional, tem que ser algo bem NX Zero ou Forfun ou Cine ou qualquer bandinha assim, o que importa é que tem que estar dentro desse estilo 'cool'. Antigamente a CH falava de coisas boas. De verdade. Teve uma época que a CH não se preocupava em colocar modinha na capa, colocando coisas que realmente importavam como anorexia e exageros na dieta.

Teve uma época que a CH fez uma matéria gigantesca falando de que ser lésbica não era anormal. Outra vez fez uma entrevista com alguns atores e especialistas (na época da novela O Clone) sobre drogas. Sempre estava falando do perigo sobre drogas, gravidez, doenças sexualmente transmissíveis, debates sobre ética -sério! e tinha até colunas sobre política! PQP, CH, o que você virou? Olha a merda que é atualmente! Olha só esse lixo de modinha que me dá vontade de queimar, com todo esse photoshop de quinta categoria - eu faço edições de fotos melhor, e não fica tão fake, sinceramente. Mas sabe que te perdôo?

Infelizmente, a CH reflete as adolescentes atuais. Ela vende porque há adolescentes que consumem. E tudo o que posso fazer é simplesmente... dizer: ainda bem que não sou uma delas.
Eu não dou o dinheiro para bancar toda essa modinha poser.


P.S.: porque vocês só prestaram atenção em A Mediadora só agora? Crepúsculo, o último livro da série A Mediadora, foi lançado e comprado por mim em 2007. Vocês nem falavam de Meg Cabot naquela época. Agora que A Mediadora foi relançada com capas novas -e com mais cara de menininha dark-poser, argh- vocês falam da série como se ela fosse novidade, né? Putz.



E resumo de tudo que aprendi em Quimíca até agora -quer dizer, tudo que vai cair na minha prova de terça-feira, desejem-me boa sorte!

1. A Lei Cinética de uma reação é equacionada da seguinte forma: K = V. [a molaridade da substância aqui]
2. Para descobrir o troço do equilíbrio, você divide a concentração dos produtos pela concentração dos reagentes.
3. Catalisador aumenta a velocidade da reação porque diminui a energia de ativação necessária, mas ele não modifica o equilíbrio.
4. Há alguns modos de se deslocar o equilíbrio, e entre eles, estão: pressão, temperatura, concentração.
5. Qualquer que seja o modo de deslocar o equilíbrio, a reação sempre vai se deslocar para que esteja novamente em equilíbrio. Por exemplo: se retira parte da concentração de uma substância, a reação se desloca para que aquela substância seja formada e assim entrar novamente no nirvaaaana das moléculas.



Eu que desenhei.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

filme, livro, outros

Filme.

Eu assisti ontem o X-Men Origens - Wolverine - algo assim. Basicamente é a história do Wolverine antes da história toda dos filmes X-Men 1, 2 e 3. Enfim, eis a minha singela e atrasada opinião:

O começo me fez rir que nem uma idiota: WTF? Pro menininho que mata o cara e depois saca que ele é seu pai biológico, pro irmãozinho que resolve protegê-lo, pra mãe hm, inexpressiva. Basicamente, o começo é um lixo. As atuações são péssimas, e é tudo bem mal-explicado. Mas depois melhora, e bastante.

Ok, metade do filme e eu ainda estava sentindo que o filme nem tinha começado. No fim do filme, continuei com a mesma sensação. Tá, as lutas são legais - bem melhores depois que Wolverine passa a ter garras de adamantium. Os clichês estragam um pouco, mas é só - enfim, não é um filme profundo nem nada disso. Mas é divertido se você tem pipoca, guaraná e amigos para assistir junto. Convenhamos.

E não, não é verdade que o filme é um amontoado de cenas sem sentido. Sabe, eu entendi o filme o tempo todo - e isso é algo que se deva considerar.


Trailer de X-Men Origens - Wolverine
Só o link, porque o vídeo direto aqui DEFORMA o lindo layout que pus :K



Detalhe: o trailer é o filme 2 minutos e 25 segundos. Sério: você entende tudo do filme só assistindo ao trailer :o

Livro.

Reli hoje o delicado O Pequeno Príncipe.
Minha tia disse, uma vez, que o livro O Pequeno Príncipe era pra se ler de ano em ano, que você nunca o interpretaria da mesma forma como fez quando leu anteriormente. E ela tem toda a razão: cada interpretação é sempre nova. Talvez as frases e dialógos sejam clichê hoje em dia, mas quem se importa? Foi publicado em 1943, um ano antes do autor - Antoine de Saint-Exupéry - morrer. Quando eu soube da data de publicação, o livro ganhou uma aura mórbida e nostálgica para mim, como se fosse uma despedida. Que coisa mais estranha.

De qualquer modo, recomendo muito o livro pra quem ainda não leu. É um clássico da literatura, devo dizer, (:




Outras coisas.

• Largue o Google, visite o Eco Google. A cada 50.000 pesquisas, uma árvore é plantada. Então, o que custa?
• Passei para a 4ª fase da Olímpiada de História! Agora são dois passos para São Paulo \o/
• E Feliz dia das crianças! *-*




Quando puder, eu volto com um post decente. A sério.

domingo, 11 de outubro de 2009

um, dois

1. Queimar.

Queimar tudo que há no passado. Queimar tudo que faz mal, que arde, que é danoso. É tão bom simplesmente conseguir dar um passo para frente, simplesmente sem olhar pra trás. Dormir sem pensar nos ontens, porque tudo se dissolveu em cinzas. Papéis se queimaram, e foi você quem acendeu o fósforo para que isso acontecesse. E ainda há vestígios, mas eles só existem na sua mente. Porém você controla a sua mente, e é só sorrir e apagar as lembranças. Ainda consegue se fortalecer, e não é porque houve uma ajuda divina, é simplesmente porque você conseguiu engolir tudo que não estava conseguindo, e consegue simplesmente andar para frente, libertar-se das correntes que te prendem ao passado.

Foram meses demais me lamentando, tentando superar tantos estigmas quebrados. Mas agora sei o que sou, e sei o quanto boa posso me tornar. E ao fogo lanço todas as minhas lágrimas, porque eu cansei delas. Era pra ter feito isso há muito tempo, se eu soubesse o quão bem me faria. Agora sinto que ainda tenho uma chance, que ainda eu posso conseguir meus louros. E consegui dar o primeiro passo: me livrar das correntes que me diziam que eu não iria conseguir, o quão eu era fraca e inferior. Agora falta o segundo, o terceiro e quarto passo. O segundo é manter a calma, o terceiro é controlar o tempo e o quarto é rir das desgraças. E, claro, todos os passos envolvem estudar. Mas agora, felizmente, as notas já não são mais um significativo de como eu sou inteligente: elas não traduzem o que eu penso, nem medem a minha inteligência. Elas só traduzem o quanto me esforcei naquele momento exato que fiz a prova.

Mas, ainda tenho chances. E meu esforço não terá sido lançado em vão.




2. Uma sociedade toda igual.



Ainda espero por um dia em que todos sejam iguais, e não falo de cor, orientação sexual ou interesses. Falo de todos serem iguais perante a lei, como a Constituição diz que é, e como não acontece na prática. Eu desejo que haja um dia em que as igrejas se calem com seus sermões e julgamentos sobre outras pessoas, desejo que as pessoas calem a boca ao invés de xingarem outras pessoas de tantas coisas inúteis, desejo ainda que haja uma lei que não selecione os cidadãos por serem brancos, heterossexuais e ricos.

Ainda há de chegar o dia em que ninguém associará homossexualidade com pedofilia, porque não faz o mínimo sentido (se for assim, associemos heterossexualidade com estupro - e ninguém faz isso, é ridículo!), ainda há de chegar o dia que não haverá tantas perseguições religiosas. Pastores e padres, calem-se: vocês não são emissários de deus para falaram em nome deles. Vocês não tem esse direito, vocês não tem linha direta para saberem da vontade divina. Resignem-se à sua humanidade, e pensem em como é injusto condenar homossexuais, que são, antes de tudo, seres humanos. E daí se a Bíblia, suposto livro sagrado, fala que isso é pecado? A Bíblia também fala que apedrejar mulheres é algo aceitável, mas vocês fazem isso? Não mais...

Ainda há de chegar o dia em que sejamos todos iguais perante à lei. Em que um gay tenha os mesmos direitos que eu - e quando esse dia chegar, eu garanto: farei uma festa (:


domingo, 4 de outubro de 2009

me condenem,

Eu não sei cantar todo o Hino Nacional sem falhar e sempre erro no ritmo, sou pior que Vanuza. Eu não acho lindo e maravilhoso quando o Brasil ganha a Copa, porque estou pouco me lixando. Eu fico ligada é na seleção de vôlei, adoro torcer pelo Brasil (y) porque temos os melhores jogadores de vôlei do mundo (se não temos, não precisa me corrigir!). Não sei nada sobre a política do Brasil, embora seja louca para ter um título eleitoral (farei isso nas férias). E não tenho omg-amor-pelo-meu-país que tanta gente tem.

E isso ficou muito claro hoje, quando o Brasil sediará as Olímpiadas. Eu sei, é ótimo e etc. É mara, significa algo tipo, sei lá, sensacional. Mas... não faz OMG graaande diferença pra mim. Afinal o Brasil pagou um MICO na Panamericanas, e não duvido que pague OUTRO mico diante do MUNDO inteiro, dessa vez. E além do mais, eu posso ter família no Rio. Eu posso ter nascido lá. Mas eu moro na Bahia. Alguém me explica como uma Olímpiada no Rio de Janeiro beneficiará Bahia? Não entendi isso até agora.

E é claaaaro que fui chamada de anti-patriota. Claro. Patriota tem que adorar que o Brasil venceu Madri. Patriota tem que lembrar tudo o que Brasil não tem para oferecer hospedagem para, digamos, mais que o dobro de turistas habituais. Patriota também tem que esquecer absolutamente tudo que se refere a desvio de verba, e além disso o que aconteceu com todo aquele dinheiro desviado nas Panamericanas? Eu nunca mais vi algo referente a respeito.

Enfim, basicamente é isso. Mas saibam que gosto muito do Brasil. E o seu Hino é o mais bonito, e nem fala de guerra, imagina só! *-*



Esse é o nosso patriotismo: defendemos mais a escola de samba, o time e a igreja mais do que o país...
Não que a mulher amasse mais a escola de samba do que o Brasil, é só porque gostei da foto.


Lista para essa semana, resultados!

1. Estudar quimíca (equilíbrio iônico) - AHAHSUAHSUA
2. Resolver as 9 questões + tarefa da Olímpiada de História. - pelo menos isso.
3. Fazer a lista de eletricidade .__. - esquece. minha prova valerá nove semana que vem porque não entreguei essa droga.
4. Estudar capítulo 6 da Biologia (sim, quando eu puder, vou encher o saco de vocês explicando genética -ss) - fiz a prova sem estudar, claro.
5. Escrever alguma coisa para Três Fadas. :K - AH!
5. DESCANSAR, DE UMA VEZ POR TODAS. - quem dera. ainda tenho umas três provas e um trabalho para semana que vem. além de outras coisas.


Que desanimador, cara. Mal posso esperar as minhas queridas, amadas, idolatradas FÉRIAS. Decidi que vou passar essas férias no SESC, nadando na piscina, escrevendo algum livro e engordando como uma porca. Me deixem descansar de verdade, porque esse ano está louco. Sério.