domingo, 20 de março de 2011

reflexões sobre presente e futuro

E então há uma nova ordem.
Dizem que há uma conspiração para que as coisas mudem, algo demoníaco e satânico. Dizem sobre videoclipes de cantoras pop que fazem alusão à borboletas monarcas, chifres de bode e pisos em xadrez preto e branco e dizem ainda que são todos sinais de algo maior. Dizem que o mundo vai mudar, que teremos que fazer sinais na nossa pele para continuar comprando alimentos e quem não quiser fazer será posto de fora, à margem da sociedade. Dizem que é o Diabo por trás disso tudo, dizem que as coisas vão piorar, dizem que é tudo Illuminati ou então que é maçonaria e dizem tantas coisas que eu me perco entre a realidade e ficção. E então todos ficam com medo do mundo mudar, sem perceber que se o mundo não mudar, de uma forma ou outra, estamos fadados ao tédio e, no final das contas, à tragédia final.

Porque é assim que as coisas são. Um dia o mundo mudará. Um dia as crianças deixarão de ser as crianças que fomos, e os adultos deixarão de ser os adultos que seremos. Um dia abandonaremos todo o nosso conceito de infância e construíremos outro. Um dia deixaremos um preconceito de lado e adotaremos outro. Um dia esquerda e direita mudarão de lado e se alternarão entre o mocinho e o vilão da história. Um dia eu morrerei e então serei enterrada e daqui a duzentos anos, haverá uma lápide com a epígrafe que talvez meus descendentes escreverão. Um dia eu verei as pessoas que amo morrerem e eu irei ao enterro deles e eu chorarei. Mas no dia seguinte, eu ainda vou acordar e entender como poderei sobreviver à dor. E então algum dia esse blog será uma coisa pré-jurássica e vocês terão uma nova moda.

Porque o tempo passa. Temos tanto medo de como ficará o futuro caso os Illuminati mostrem sua cara e decidam como será a Nova Ordem Mundial que esquecemos que o presente não é exatamente dos melhores. Nós vivemos em um mundo em que 1 em cada 3 mulheres no mundo já sofreram agressão do parceiro e em que a prostituição infantil movimenta 7 bilhões de dólares ao ano, de acordo com a Anistia Internacional. Mas é tão cômodo para nós, com internet em casa e comida na geladeira, que não desejemos que o mundo mude. É cômodo, é confortável, é quentinho - como estar em um cobertor. E não entendemos que o tempo passa e que um dia nós morreremos.

Por que as pessoas tem tanto medo do futuro como se ele fosse um monstro pronto a nos destruir? Hey, um dia você morrerá. Um dia eu morrerei. E pode ser a qualquer momento, a qualquer hora. Pode ser amanhã e esse pode ser meu último post para Pernície. Há uma nova ordem pronta a nos destruir? Hey, mas que diferença isso fará? Porque as coisas mudam e um dia, inevitavelmente, países cairão, reinos ascenderão, ditadores assumirão o poder e reis perderão sua coroa. É inevitável, porque é a história assumindo seu curso, sendo a consequência dos milhares e pequeninhos atos feitos anos e anos atrás. A América Latina e a África pagam o preço da colonização de quinhentos anos atrás, e um dia faremos alguém pagar o preço igualmente. Muçulmanos e cristãos se odeiam meramente por uma guerra de mil anos atrás e nós achamos que está tudo bem. Hey, acostume-se com isso: as coisas vão mudar.

Você nunca conseguirá tudo o que quer. Você nunca será feliz o tempo todo. Você nunca vai se sentir safisfeita com a sua vida, sempre faltará alguma coisa e você sempre irá atrás dessa coisa - e tudo isso determinará o restante de sua vida. Como uma borboleta que bate asas e determina um terremoto. Você pode organizar sua mesa completamente e talvez seu guarda-roupas, mas sua vida sempre estará fora do seu controle. Presidentes pensam que pode reger o destino de seus países e todos acreditam que a ONU pode resolver todos os problemas, mas estão todos errados: a humanidade é algo desenfreado, cruel, imprevisível. Não há rei nem deus a governar nações tão complexas e pessoas tão simples. Não há como você exigir que as coisas continuem fixas, suspensas no tempo - elas vão mudar, independente de uma nova ordem mundial ou não.

Esqueçam, por favor, as borboletas monarcas e os unicórnios, eles não são importantes. Lembrem-se que por mais poderosa ou sinistra seja uma seita, ela nunca conseguirá governar um planeta inteiro composto de centenas de religiões e crenças e pessoas completamente diferentes uma da outra. Por mais poderoso que seja um país, um dia seu império cairá. Por melhor que seja as intenções de um embaixador da paz da ONU, alguém vai ser prejudicado com isso. Então é só respirar um pouco e lembrar que o tempo vai passar. E que as coisas vão mudar. E que talvez elas não mudem para melhor - mas decididamente elas não vão ficar melhores se você não fizer nada a respeito.



from We♥It

Um comentário:

Carol Winchester disse...

Seu texto foi como um tapa na cara pra mim, tem frases lindas aí que vou guardar pra sempre *-*