sábado, 26 de março de 2011

uma nova música para vocês

Eu amo música. Muito. Demais. Como a maioria das pessoas, música é algo que me inspira, me influencia, me anima ou me relaxa. Eu tenho cantores que amo e cantores que odeio, e bandas que adoro e bandas que detesto. Como a maioria das pessoas, eu tenho preferência por certo gênero e por um certo tipo de timbre. Eu gostaria de entender teoria musical e o que faz Beyoncé ser tecnicamente uma cantora melhor do que Christina Aguilera, mas eu acabo não ligando muito para vibratos e melismas. Eu só escuto - e mesmo que desafine, se eu gostar, é bom. Se eu sentir emoção, se eu sentir algo ali, é bom. Mas curiosamente, para muitas pessoas, eu tenho uma música predileta - para mim, é a mais bonita, a mais vibrante, a mais linda de todas - e ela sequer é do pop.

Na verdade é de uma banda alemã chamada Qntal - não faço idéia de como se pronuncia. Não sou fã da banda - eles lançaram três CDs desde 2005 e simplesmente não tomei ciência disso. Mas eles fizeram um CD chamando Tristan & Isolde e eu tenho a leve impressão de que o cd tem todo o conceito da história, mas não tenho certeza. É surpreendentemente difícil achar traduções das músicas, simplesmente porque eles não escrevem em inglês ou alemão. Na realidade compõem em latim, alemão medieval, galaico-português e uma série de outras línguas extinguidas pelo tempo. Ao mesmo tempo que adoro essa iniciativa deles, eu considero irritante a forma como isso dificulta pra caramba o trabalho de saber sobre o que eles estão cantando.

De qualquer modo, apresento a vocês Maravillosos. Pelo pouco que consigo entender do latim, subentendo que é uma música com temática religiosa. Mas eu amo a melodia, amo os vocais, amo tudo.

Maravillosos et piadosos et mui fremosos miragres faz
Santa Maria, a que nos guia
ben noit’ e dia et nos dá paz.

E d’est’ un miragre vos contar quero,
que en Frandes aquesta Virgen fez,
madre de Deus, maravillos’et fero, por hua dona que foi hua vez
a sa eigreja d’esta que seja
por nós et vejamola sa faz
no parayso, u Deus dar quiso
goyo et riso a quen lie praz.

Maravillosos …

A questa dona leuou un menynno,
seu fillo, sigo, que en offrecon
deu aa Virgen, mui pequenynno,
que de mal ll’o guardass’e d’oqueijon
et lle fezesse per que disesse
sempr’e soubesse den ben assaz,
que, com’aprendo, seu pan comendo,
foi mui correndo, parouss’en az.

Maravillosos…


Eu upei o álbum que contém essa música no 4Shared. Eis o link AQUI. Aproveitem o/

Eu sei que não é um post muito bom, mas eu realmente queria deixar algo de útil: um link de uma banda não muito conhecida para ver se vocês gostam :)

Nenhum comentário: