quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

chris que fique com o bolo de rihanna, não quero nem a cobertura

Eu nem sei o que dizer sobre Rihanna. Sinto que são palavras perdidas, mas tenho que falar. Fiquei decepcionada. Muito.

Sabe, eu gosto dela. Eu realmente gosto dela e ela podia até não ser a melhor voz, melhor performer, essas coisas. Mas eu não ligava muito. Ela me passava verdade e atitude, e eu gostava disso nela. Mesmo que eu não gostasse das músicas, eu gostava de ouvi-las. E eu realmente fiquei muito do lado dela quando Chris Brown resolveu que ela era saco de pancada dele. Ela saiu destruída, e eu fiquei puta. Não somente porque eu ia muito com a cara dela, mas porque sou feminista, sou mulher e tenho aquela coisa que me faz me indignar com coisas imbecis, como um cara metendo um soco na cara de uma mulher por qualquer motivo que seja. Fico puta com essas agressões, porque não é legal, não é brincadeira você sair de uma relação turbulenta no qual uma pessoa que deveria te amar está fazendo você sangrar tanto.

E eu gostei da forma como ela encarou. De ela se erguer, e de Chris se ferrando bonito pela agressão. Gostei dele tendo a liberdade cerceada, tendo que ficar não sei quantos metros longe de Rihanna e tudo o mais. Ele se queimou não só com a lei, mas com o público porque galera ficou toda contra ele. Enquanto Rihanna colhia os frutos do Rated R que a fez ser minimamente respeitada não só com o público, mas com a crítica também. Ela estava começando a ser levada a sério pelo trabalho. Beleza.

Ela lança We Found Love com um videoclipe cujo par romântico dela é um carinha muito parecido com Chris Brown e todo mundo saca um pouco da história entre ela e Chris. Todo mundo entendeu a mensagem do quão obsessivo, sufocante e turbulento o relacionamento fora. Todo mundo entendera que Rihanna nunca deixara de amar Chris, mesmo com toda a violência e ela sabia o quão aquilo era ruim para ela, para a auto-estima, para sua mente e mesmo assim não conseguia deixar de amar. Ela sempre teria aquela coisa que queimava dentro dela. Os fãs entenderam. Entenderam realmente. E continuaram a apoiando integralmente.

Então ela lança uma música. Em parceria com Chris Brown. Ironizando a agressão.

Como assim?

Não sou contra Rihanna perdoar Chris. Eu não perdoaria. Mas eu acho admirável pessoas que conseguem realmente superar o que aconteceu de pior e perdoar os outros por lhe fizerem mal. Fico besta de ver mulheres estupradas que engravidaram e tiveram seus filhos assim mesmo e os amam, porque é algo que eu não conseguiria. Elas conseguem olhar em cima do trauma, da mágoa, do ódio e da injustiça e ainda assim conseguirem amar algo que é fruto de algo tão hediondo. Acredito sinceramente que perdão é uma virtude que muitos poucos conseguem ter. E se Rihanna conseguiu passar por cima de toda a violência que Chris fez com ela e ainda assim perdoá-lo a ponto de cantar uma música com ela, em uma parceria, eu nada digo contra. Mas tem um problema nessa coisa toda.

A música não é sobre perdão, não é sobre relacionamentos perdidos, não é sobre a morte da bezerra.

É sobre sexo - e tem algumas referências que me deixaram incomodadas, porque me fizeram lembrar do episódio da violência.

Sabe, eu não sei como eu devo me sentir. Eu não sou fã dela - por fã entenda-se aquele admirador em tempo integral, que a acompanha diariamente. Eu sou fã somente de Christina Aguilera e em um nível menor de Madonna e de Kerli. E sendo fã de uma cantora que sofreu com a violência doméstica quando criança, não consigo conceber como Rihanna pode cantar uma música tão vulgar com um homem que quase a matou em um tom quase zombateiro. Eu me pergunto como os fãs dela se sentiram. Muitos deles estão ultrajados, se declarando dececpionados, desiludidos e furiosos. Teve até uns que foram mais além e quebraram os cds que possuiam (eu nunca faria isso. CD custa dinheiro). E muitos das pessoas que eram somente admiradoras se declararam decepcionados e afirmaram categoricamente que Rihanna perdeu qualquer respeito que tinha com elas. Ou seja, o preço é alto. A que custo Rihanna fez isso?

Com certeza ela não pretendia agradar aos fãs - já que eles se dividiram entre os que apoiaram e os que não apoiaram, o que nunca é uma resposta positiva. Talvez ela obtenha sucesso nos iTunes e paradas da vida, mas é uma coisa que ela poderia conseguir com qualquer outra música. Foi para ela mesma? Ela desceu tão baixo assim porque ela sentiu que precisava disso, que queria isso? Não consigo responder à essas perguntas. Eu só sei o que sinto: não sei mais o que achar de Rihanna. Eu a achava desafiadora, cheia de atitude e gostava das polêmicas como em Man Down e S&M. Sempre a defendi nessas coisas, no que eu achava que merecia defesa. Eu ainda a acho desafiadora - lançar uma música vulgar com o seu agressor certamente é uma atitude cheia de desafio direto para a sociedade. Ela não é boba, sabe muito bem o que as pessoas achariam disso. Mesmo assim fez.

Eu só espero, sinceramente, que isso a longo prazo seja bom. Espero que no futuro Rihanna cresça, seja profissionalmente, seja pessoalmente. Espero que ela seja o que ela merece ser. Não quero vê-la afundar em relacionamentos violentos e tantas outras coisas negativas. Não quero que ela se perca, porque ela tem talento e carisma suficiente para sobreviver no pop americano. Não vou condená-la, mesmo não tendo gostado e se decepcionado feio. O que ela faz ou deixa de fazer diz respeito à ela, eu sei, mas ela é uma cantora com milhares de fãs - e eu gostaria somente disso, que ela realmente olhasse para os fãs que ela tem e tivesse dado uma satisfação a eles.

Porque Rihanna é o que é pelos fãs que nunca deixaram de apoiá-la. E se eles deixarem de apoiá-la como apoiaram... não será Chris Brown que poderia salvar a carreira dela.

PS.: se tiver nego dizendo "vocês tem é que parar de seguir esses artistas, esses fãnzinhos", melhor ficar quieto. A relação do fã com seu ídolo merece outro post, não hoje.


Rihanna mandando todo mundo fazer mais sexo e menos psicologia dos atos dela.

2 comentários:

Thais disse...

concordo, luna. eu não era muito chegada na rihanna até a agressão, mas como a maioria das mulheres, esperava uma reação dela. e como ela acabou com ele, fui me interessando não só pelas músicas, mas pela pessoa mesmo. só que ela ficou meio louca depois de se separar dele, né? as letras dela começaram a refletir isso, tipo S&M, que embora eu goste da melodia, acho a letra muito vulgar. com essa música então, pff. acho que a rihanna tem muito potencial, mas se continuar assim, vai ser esquecida pelo tanto de mancadas que ela dá.

Cris Cavaletti disse...

Fiquei com pena da Rihanna por se submeter a mais essa humilhação, acho até que bem pior que a que ela passou ao ser agredida.
Ah! Ontem tava assistindo a gravação de Storytellers com a Christina e lembrei muito de você. Essa sim é uma cantora para se ter orgulho!