terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

como fazer gif?

[ O QUE É GIF? ]

Graphics Interchange Format é um formato de imagem, assim como PNG, JPG e vários outros. A diferença é que por ser o formato utilizado para figuras animadas, virou sinônimo de imagens animadas pela internet. Uma imagem animada é basicamente um conjunto de várias imagens formato gif armazenadas em um único arquivo e uma vai se sobrepondo a outra, gerando em uma animação.

Algumas pessoas gostam de gifs engraçados e grandes, outras preferem gifs menores só com pessoas fazendo expressões para usarem como emoticons no msn ou em outras redes sociais. Muitas preferem gifs de cenas de filme, outram preferem gifs de música e por aí vai. O negócio é que todo mundo adora gif ♥

E estou aqui para ensinar como fazer! :)

[ OBSERVAÇÕES ]

1. Essa é a forma como EU faço gifs. Existem várias outras maneiras e com certeza há maneiras muito mais simples. Se você faz gifs de uma maneira diferente, não encare esse tutorial como se sua maneira estiver errada ou algo assim. Cada um edita uma foto de um jeito. Cada um estuda os deveres de casa de um jeito. Cada um faz gifs de um jeito. E nenhum está errado, porque devemos achar o jeito que for melhor para gente.

2. Esse tutorial é, originalmente, de Sarah do tumblr theflyestbitch. Ela que me ensinou como fazer gifs, me enviando um tutorial em inglês por e-mail. Ela não costuma mais aparecer no tumblr e eu meio que me sinto à vontade para não só traduzir o tutorial dela, como adicionar as minhas próprias observações do que eu tenho aprendido por aí ;)

[ PROGRAMAS ]

Eu uso três programas para a produção de gifs (que nome chique!). A seguir:

KMPlayer: é um player de vídeo como qualquer outro. Mas ele tem uma funcionalidade muito útil para nós aqui, fazedores de gifs: ele tira "print" da tela! No tutorial, ensino como se faz isso. Mas considero ele essencial se eu quero fazer gifs de vídeos :)

Pode ser baixado AQUI.

ImageReady: você faz o gif em si com ele. Junta as imagens que pegou do KM Player e faz o gif com ele! Normalmente ele vem junto com o Photoshop, mas nem sempre. No meu caso mesmo não veio, então tive que baixá-lo.

Pode ser baixada a versão portátil AQUI

Photoshop: uso a versão CS 5 para editar os gifs com efeitos e tudo o mais. Mas não é de todo necessário para o tutorial. Sem contar que é o programa mais chato para baixar de graça, porque tem um zilhão de bloqueios diferentes.

Dou o link do Baixaki que é gratuito para testar. Deixo o Google pra você descobrir como fazer com que ele fique gratuito para sempre.

[ COMO FAZER ]

1. Primeiro, você deve baixar o vídeo. Tem alguns programas que não tem necessidade de baixá-lo, mas não conheço direito e não consigo me dar bem com eles. De modo que para usar o KMPlayer, você deve baixar o vídeo. Imagino que você já use algum programa para baixar do Youtube, mas se não tiver nenhum, o Baixaki tem vários disponíveis para baixar aqui. Eu uso o VDownloader, mas já usei o aTube e um plug-in do RealPlayer e nada critico deles.

2. Depois de baixado o vídeo, rode-o no KMPlayer. Tenha em mente os segundos exatos que você pretende fazer o gif. No nosso caso, vamos fazer gif de uma determinada cena do novo vídeo de Madonna, o Give Me All Your Luvin'. Quero fazer da cena que Madonna nos "chama". O truque é sempre começar a capturar os frames um segundo antes e parar um segundo depois do determinado para não perder nenhum momento. Como se faz isso?

A cena que quero é de 1:55 até o 1:58. Com os segundos de garantia adicionados. Então eu simplesmente uso o atalho CTRL + G que vai direto no menu que desejo (tem outra maneira de ir lá, mas esqueci como era rs). Vai aparecer uma janela com várias informações. Eu deixo configurado como aparece no print abaixo que tem o máximo de frames possível em qualidade .png. Você clica em INICIAR assim que der o segundo exato (no meu caso, 1:55) e PARA quando a CENA tiver acabado.

Eu confiava em clicar só no segundo exato, mas os frames ficavam cortados. Agora eu só paro quando observar que a cena já mudou para outra que não desejo.



OBS.: por algum motivo, o programa não consegue tirar os frames de arquivos que sejam .wmv. Por tal motivo, tive que converter para .flv e perdeu um pouco da qualidade =(

3. Nós já temos as imagens! Então precisamos é formar o gif! Então podemos fechar o KMPlayer. Monte uma pasta SÓ com as imagens que você deseja. Para buscar as imagens que foram tiradas do KMPlayer, basta você ir em DOCUMENTOS → KMPLAYER → CAPTURE. Lá estão todas as imagens capturadas, os frames. Eu normalmente monto uma pasta bonitinha com as imagens da cena, todas, sem exceção. Repare que essa cena banal de TRÊS segundos rendeu 67 frames!

4. Abra o ImageReady. Como na imagem, vá em FILE → IMPORT → FOLDER AS FRAMES. Tá tudo indicado na imagem :)




5. No ImageReady, você fará o gif. Veja a imagem a seguir:



Há duas setas que coloquei. A de baixo indica uma planilha horizontal. Cada uma daquelas imagenzinhas é um frame. Os frames ordenados que serão seu gif no final. Você terá que deletar vários para que o gif fique rápido, leve e bonito. Você também pode alterar a velocidade deles.

Para mudar a velocidade: clique com o botão esquerdo em cima do frame desejado e escolha a velocidade. Costumo usar 0.1 em meus gifs.
Para deletar o frame: com o frame selecionado, clique na lixeirinha.

Já a seta de cima indica IMAGE. Clique nele e aparecerá um menu. Ele contém a opção IMAGE SIZE e é muito importante, afinal você não quer gifs que ocupem a tela toda do computador, não é? Então você escolherá o tamanho. Escolhido o tamanho e feito o gif, só salvar!

6. Salve em FILE → SAVE OPTIMIZED AS, que ele salvará como gif :)



[ RESULTADO ]



O tamanho desse gif é 560x315 e possui 1,01 MB. Ou seja, não se moverá no tumblr porque o máximo permitido no tumblr é 500KB. Então o que eu costumo fazer? Você pode fazer isso no ImageReady, sem problemas. É só ir deletando frames e diminuindo a velocidade para que o gif fique mais natural. Porém eu costumo mexer nisso no Photoshop, porque eu prefiro editar nesse programa também.

Veja os tamanhos a seguir:


500x281 - 834 KB


400x225 - 562 KB


300x169 - 338 KB

Com os efeitos adicionados no Photoshop CS5:



400x225 - 628 KB - Preto e Branco através de Degradê de Cores


400x225 - 630 KB - Sépia através de Degradê de Cores


400x225 - 576 KB - "Efeito" rosado através de Curvas + Equilíbrio de Cores pendendo para o Magenta

Um bom gif só se faz depois de muito treino. A tática é sempre usar o bom senso, descartando frames sem pena para que o gif fique mais leve e fácil de ser carregado em qualquer pc. Eu diria, baseado no tumblr, que 500 KB tá de boa. Ou seja, eu teria que reduzir mais ainda meu gif em termos de frames para que ele fosse suficientemente leve.

Para editar, basta criar nova camada em CAMADA lá em cima e deixar ela sobreposta a todas as outras (cada frame é uma camada) e ir editando por lá, assim você não tem que editar frame por frame, o que seria um saco. Isso requer treino também, até você saber o que é melhor ou não para cada gif. Tem gifs que não é necessário encher de efeito - aliás, a maioria dos gifs que povoam o tumblr tem efeitos que não tem necessidade nenhuma. É só vontade mesmo.

Muitos bons gifs pra você! ♥

(se você realmente aprendeu a fazer gifs com esse tutorial e quer exibir seu primeiro gif por aí... bem, a caixa de comentários está aí para isso!)

2 comentários:

Letícia D. Bandeira disse...

Sempre quis saber como era fazer um gif! O seu post será muito útil quando eu catar uns videos felizes do Mcfly com o Danny e o Tom ^^ ah! (dando risadas do mal nesse momento) só Enya irá me entende hauhauahua, por enquanto só tenho que vencer a preguiça o resto fica por conta do seu tutorial, se eu não conseguir vou te atentar pessoalmente para me ensinar passo-a-passo hum!

Beta Matsuoka disse...

Nossa, muito bom esse tutorial! Até hoje, o melhor que já li! Muito simples e muito fácil! Vou tentar hoje mesmo! :D

Arigatou, Luna-chan! *o*