quarta-feira, 19 de maio de 2010

Xtina, Baby Jane, Christina Aguilera & "eu não sou eu mesma hoje a noite".

Eu adoro pop. Adoro mesmo, curto as músicas dançantes, os figurinos bizarros, os clipes mega-produzidos. Adoro o gênero e ficar sabendo das novidades, uau. Mas ainda: eu adoro o trio das loiras: Madonna, Christina Aguilera e Britney Spears. Oh, desculpa, Lady Gaga não tá inclusa. Eu gosto muito dela, mas não a acho digna o suficiente para merecer um canto no meu amado trio das loiras - artificiais ou naturais, tanto faz, não tenho preconceito.

Christina lançou Not Myself Tonight botando fogo no mundo pop com todas as acusações de plágio. Como uma boa fã de Madonna que sou, reconheço sim todas as referências de Express Yourself e Human Nature. Eu sei disso. O clipe é mega-vulgar, chegando a ser quase ofensivo. Eu também sei.
E o grito dela no começo irritou várias pessoas, eu sei disso.

O que me espanta é ver gente, inclusive críticos, que tratam Christina como se fosse uma burra plagiadora porque, porque plagiou LADY GAGA! Gente, Lady Gaga não é tão original assim. Podem me matar, fãs de Lady Gaga, mas não podem tampar a verdade. Os óculos de Christina é patrocínio, e a pose do olho? Que papo agora que todo mundo resolveu achar que o bendito "Olho de Hórus" é autoria de Lady Gaga? Que queimar alguma coisa é by Lady Gaga? Que um homem sentado esperando na cama é de Lady Gaga? Que os malditos sapatos bizarros são de Lady Gaga quando Christina Aguilera os usou no clipe Hurt, de 2006.

Além do mais críticos ficam se matando falando de como Christina está desesperada para conter Lady Gaga (oi? Christina tem mais de dez anos de carreira e está muito bem estabelecida musicalmente. Lady Gaga não, sorry) com seu novo clipe, plagiando meio mundo. Como se o recado já não estivesse dado com o título da música: Not Myself Tonight. "Eu não sou eu mesma essa noite"

Eu tenho a impressão que só eu e mais algumas poucas pessoas entenderam.

Esse vídeo não foi feito para "ter personalidade". Esse vídeo foi feito para "não ter personalidade". Para quebrar o barraco de uma vez por todas, para provocar todos os fãs de Lady Gaga que gritam histericamente achando que as roupas excêntricas são domínio dela e de mais ninguém. Que até mesmo o cabelo loiro com franja reta é inspiração totalmente dela. E isso dá para supor só pelo título - e ninguém prestou atenção na letra.

I'm out of character (eu estou sem personalidade)
I'm in rare form (eu estou numa forma rara)


Depois do aclamado Back in Basic, Christina Aguilera se dedicou a maternidade do seu filho, Max. Ela é uma cantora bem diversificada: começou a ser estrela na Disney, arrebentou com sua carinha de santa em Stripped, resolveu voltar ao passado em Back in Basic e agora quer reverter em Bionic. Minha opinião pessoal é de que jazz é mil vezes melhor do que essas batidas eletrônicas dos dias atuais, mas paciência.

I'm normally in the corner just standing (Normalmente fico no canto)
I'm feeling unusual (Estou me sentindo incomum - Vagalume usou 'diferente')
I don't care cause this is my night (Eu não me importo, porque essa é a minha noite.)


Bem, eu acho a letra bem óbvia. O clipe tem aquela vulgaridade, sim, bem explícita, não nego. Como se fosse uma vadia rastejando por sexo. Eu também não vou ser tapada e negar as referências e ficar toda "ela foi original". Não foi. Esse foi o lance: a falta de originalidade e de personalidade. Que, por acaso, foi totalmente calculada. Christina não é idiota, ela sabia o que iria provocar. Ela sabia que era sempre comparada a "loira do momento" - primeiro Britney Spears, em seguida Lady Gaga - e sempre foi meio considerada a secundária, sabe, aquela que você sabe que existe, mas não liga muito. Aquela que concorria com Britney, lembra? Aquela que tinha oito (oito?) piercings? Aquela com cara de mocinha dos anos 20, sabe? Pois bem - essa é a Christina Aguilera.

Não me incomodo que a ofendam.
Nem com os fãs de Lady Gaga que acham que agora tudo é plágio.

Mas eu me incomodo com memória curta do pessoal - que esqueceu de Christina facilmente para trocá-la por Lady Gaga. Como as pessoas que choravam histericamente por Jonas Brother e Twilight, e agora, cadê? Simplesmente parou - esse é o efeito de uma tendência. Ela vem, surta um monte, e vai. E vem outra e assim voltamos ao ciclo do desconhecido, conhecimento, tendência e ostracismo. Com Christina Aguilera sendo plagiadora ou não - que importa? A voz dela continuará soprano, Lady Gaga continuará com suas roupas excêntricas e Madonna continuará sendo rainha do pop, mesmo não sendo flor que se cheire. E cadê Britney?

Cause I'm doing things that I normally won't do (porque estou fazendo coisas que normalmente não faço)
The old me's gone I feel brand new (a velha "eu" se foi, me sinto novinha)
And if you don't like it fuck you (e se você não gostar, foda-se)


Né. Dane-se. Estão a acusando tanto de plágio que ela simplesmente copiou descaradamente, dando mais motivo pra falar. Ela dá a cara a tapa em vez de correr assustada. Mas porque as pessoas brigam por isso? Por Gaga? Por Christina? Por Madonna? Parece ser muito difícil conseguir gostar de todos igualmente ou, melhor ainda, não achar que a próxima cantora é uma rival perigosissíma, uma leoa pronta a roubar o espaço alheio. Há espaço pra todas no iPod de todo mundo.

Vídeos, porque todo mundo sabe que sou do gênero "enfeita-post-de-vídeo-e-imagem":

Not Myself Tonight - Christina Aguilera (não consegui achar o link no YouTube, mas tinha no pc, então upei. Não dou dois dias para YouTube tirar do ar)

Hurt 2006 - os sapatinhos que Christina usou antes e as fãs se matam para decidir que só Lady Gaga usou esses sapatos e todo o resto é plágio.




O que eu faço com uma barra de espaços que tá com mania de ficar soltando? Isso me enche o saco - tô até animada para fazer a pauta da Blorkutando, por exemplo, mas cadê que essa maldita barra me ajuda? Se ainda fosse, sei lá, o F8 que não uso nunca... mas justo a barra de espaço? Eu troco um teclado inteiro por causa dela? O que eu faço???

E minha irmã está cobrando o computador '-'
Ou seja, só poderei responder amanhã :(

9 comentários:

romy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
romy disse...

Isso mesmo Xtina cala a boca de todos u.u Cara, me da um odio tão imenso quando falam que ela plagia a Lady Gaga, como se a Gaga fosse A ORIGINAL do pedaço! A Christina sempre ficou em segundo plano ao lado da Britney, mas pra mim ela sempre foi melhor cantora .-. E mais bonita tbm! E a Christina não tem milhares de escandalos nas costas como a Britney e a Gaga -__-' Enfim, tou feliz por ela estar de volta! Mas na minha opinião a melhor época da Xtina foi em 2006, acho, com o Back to basics, a voz dela combina muito com o estilo jazz daquele album!
Enfim, adorei o post, beijos ;
P.s.: Sobre o teclado você já tentou ver se da para concerta só a tecla, porque com o teclado do meu laptop eu consegui concertar apenas a tecla que estava saindo.

Umrae disse...

Hum, hum, como eu já disse antes:
Esse lance da Lady Gaga de usar roupas bizarras para se expressar, chamar a atenção e chocar já foi usado há muito tempo pelo Ney Mato Grosso, Kiss, Marilyn Manson e afins.
Mas ainda acho que ela, em termos de voz, ela é melhor que a Cristina Aguilera. Em termos de estilo musical, nenhuma das duas me agrada, para mim elas desperdiçam um grande potencial (porque Cristina também tem boa voz) com músicas fracas. Recentemente vi algumas coisas da Lady Gaga no tempo em que era "apenas" Stafani. Ela é uma grande musicista. Toca muito bem, é extremamente afinada e tem voz potente. Acho triste que ela tenha que se limitar tanto a essa personagem quanto a esse estilo de música para poder ter retorno financeiro no meio artístico.
O que é diferente da Britney Spears, que, depois de tantos anos, ainda depende de distorção de voz para esconder as desafinações (existe essa palavra?) e a limitação de tessitura.

Cris Cavaletti disse...

Não sou fã da Gaga e antes do Back,não era grande fã da Chris também,mas esse cd é tão bom :)

Beta Matsuoka disse...

Nem adianta eu comentar sobre as rainhas/princesas do pop, pois como uma digna punk que sou, eu as odeio profundamente e acho tudo farinha do mesmo saco, meros produtos da mídia, haha. Mas gosto é gosto, não adianta discutir.

Não comentei no post anterior, mas adorei a ideia do projeto Descapricho, me lembra muito a minha Revista Cereja, que comentei em algum post passado. Conheci a fundo o universo Capricho ao fazer este trabalho, fiz estudo de caso de algumas edições, assisti até reunião de pauta deles e conversei com os "repórteres", então deu para descobrir imeeeeensos absurdos dessa revista. Portanto, está no caminho certo, Luna! Dá um orgulho enorme ver que a geração de hoje não está totalmente perdida... ainda há quem questione! XD

CYA!

Patrícia disse...

Já disse que amo o jeito que você escreve? caraca, esse blog é realmente incrivel!
Eu curto as 4, mas acho super ridiculo essa coisa de imitar e tals. Po agora qualquer coisa diferente é imitação de Lady Gaga, fala sério olha o talento e a carreira da Christina. Sem comparação!
O importante nem smepre é o que você faz e sim, COMO você faz! bj

Anônimo disse...

Eu não gosto da Lady Gaga ,prefiro a Christina Aguilera ,antes ela era muito melhor ,tinha potência vocal não precisava ser vulgar para conseguir as coisas tinha 4 oitavas bem destribuidas indo de um C#2-C#6 (ou C#7 nos E.U.A) .Christina tem uma voz muito potente ,sendo uma Soprano-Lírico-Spinto ,eu acho que se ela voltar a ser a Christina Aguilera de 10 anos atrás ela iria arrasar

almir disse...

garota vc falou tudo ....tudo mesmo que é a verdade...Christina sempre será a segunda loira do momento a mais bela a mais talentosa a mais cantora que na verdade ela é...ela foi comparada como a voz da poderosa cantora que abalava os corações quando ela abria a sua boca e o sua garganta poderoso(**whitney Houston**)sim com ela!!!!com uma das voz mais forte que existiu no mundo do Pop... Lady gaga não tem nem comparação..aff... estou adorando o seu Blog genial.. parabéns.....................CHRISTINA AGUILERA ETERNAMENTE****

Anônimo disse...

hey ai (: meu deus, eu sou portuguesa e não fazia a minima que a xtina estava a ser acusada de plágio, ainda por cima acusada de copiar a lady gaga -.- OMG, eu não ligo muito á lady gaga, há umas musicas que gosto outras que não, mas por favor, ela contra a christina não é nada de mais, a termos de voz.. ela só é assim tão conhecida pela sua excentricidade , porque pela voz, a xtina arrebata TODAS! eu amo a britney e gosto da madonna, mas na minha opinião, a christina arrebata com elas. ela nunca teve a devida admiração nem o devido respeito, sempre a tentaram botar abaixo, mas ela sempre lutou, desde pequena contra os problemas que passou pela sua infancia (..) sempre foi uma lutadora, tanto a nivel profissional como pessoal! ela é um exemplo para muitas mulheres por esse mundo fora, e não só, para homens também (: e já agora, ñ estou aqui para criticar ng, as 4 são optimas, mas agora comparar a xtina, a maravilhosa xtina com a excêntrica lady gaga? por favor. antes da lady gaga estar no mundo da musica, já a christina ganhava premios, era famosa, tinha uma carreira de luxo, e já era uma mulher completa de talento vocal (: antes de acusarem a christina de plagio, olhem para traz e lembrem-se da linda carreira dela (: já agora, BLOG FANTASTICO, muitos parabens ! á, e só nao dou a cara pq nao tenho blog xD
beijinhos de portugal, PATRICIA SOFIA