sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Kamikase Girls

Todas as pessoas que convivem comigo sabem que eu sou louca, apaixonada, de quatro pelo Japão. Como muita gente que ama anime, acha olhinhos puxados a coisa mais linda do mundo e queria ter aquelas maquininhas e viver em um mundo em que as pessoas saem de casa vestidas de princesas do século XIX, samurais. Perto das japonesas das grandes capitais, Lady Gaga é muito comportada e suas roupas são conservadoras demais.

Basicamente o Japão é um arquipélago com 6.852 ilhazinhas, cheias de vulcões, com a nona maior população do mundo (por isso que as casas são pequeninhas e você, quando vê a foto de um centro como Tóquio, acha que as pessoas se sufocam ali). É bem pequeno, menor do que Amazonas (o Japão tem uma área de 377.873 km² ao passo que o nosso querido e quase nada povoado estado Amazonas tem 1.570.745,680 km²), o que indica que aqueles ditados referentes ao tamanho são verdadeiros. "Os melhores perfumes vem nos menores frascos", sabe como é, afinal a economia de Japão é algo WOW! que assusta até mesmo os Estados Unidos, hehe.

A fonte do parágrafo acima é simplesmente Wikipedia. -q



Cosplay de Chii, anime Chobits.

Eu bem que queria falar um pouco da história do Japão que acho muiiito fascinante porque ela é dividida em um monte de eras, e tinha samurais, códigos de honra e bla bla bla, mas eu não sou perita nesse assunto e não sei torná-lo legal de se ler. Vou apenas dizer que Japão teve uma era feudal interessante que se acabou quando surgiu um troço chamado a Era Meiji, em 1868 de acordo com a Wikipedia, que estabeleceu o fim do isolamento do Japão e ele se tornou um país conhecido por todo mundo. Aí foi a coisa porque os japoneses conheceram os ocidentais, e vou dizer uma coisa: o Ocidente não é tão legal assim. Porque para começar ninguém gostava muito dos japoneses, um povo esquisito de olho puxado que tinha religião, crença, sociedade totalmente diferente. Começou a história de que gueixa = prostituta e o fim foi que Japão, um país ansioso por reconhecimento (ou simplesmente poder, como todos os países do mundo), se uniu ao lado nazista na Segunda Guerra Mundial. Aí, minha filha, foi o estopim do desenvolvimento do Japão.

Simplesmente porque a guerra acabou, todo mundo foi chorar pelos mortos e os Estados Unidos queriam posar de bonzinhos e heróis da Pátria. Além disso o mundo tinha se transformado RADICALMENTE, e uma guerra começou, a chamada Guerra Fria. Se você faltou às aulas de história, então eu vou falar o que foi essa guerra:

Guerra Fria: período que a URSS e os EUA agiam como crianças idiotas querendo tomar países para entrar nas suas gangues. Quem tivesse mais brinquedos ganhava a parada. Quem tivesse bolinhas de gude mais legais derrotava o inimigo. Porém nunca se atracavam porque isso iria destruir todas as criancinhas em volta que choravam e pediam arrego. Mas falavam muito mal um do outro e faziam tréguas temporárias enquanto continuavam falando mal.

Leia-se: brinquedos significavam armas militares. Bombas atômicas, por exemplo, como as que atingiram Hiroshima e Nagasaki.

Então o Japão se rendeu diante daquelas bombas miseráveis e filhasdaputa, e os EUA decidiu arrumar os amiguinhos para a Grande Guerra Final Contra A Merda do Comunismo como eles adoravam dizer (ou não). Começou com os países que foram arrasados pela guerra tipo Inglaterra. Começou, então, o tal do Plano Marshall que financiava a reconstrução desses países que viraram pó, ajudando a Europa a se erguer. Em contrapartida, claro, os europeus ficavam do lado dos EUA, contra a URSS. O Japão estava lá, meio destruído, ao lado da China comunista. PQP, os EUA pensaram, e se o Japão ficar DO OUTRO LADO? DDD:

Aí "ajudaram" o Japão. Exportações, importações, bla bla bla bla bla bla bla. O fato é que Japão se deu bem, entrou no mundo cor-de-rosa cheio de sangue do Terceiro Mundo dos capitalistas, absorveu a cultura do ocidente sem perder sua identidade e hoje temos um país minúsculo, pequeno, com uma população imensa e consumista, cheia de dinheiro e com uma conexão de internet melhor do que qualquer brasileiro, fikdik.




Bem, vamos lá! Porque eu amo (do fundo do coração) um país que nunca visitei na vida!

1. Uma vez eu vi no Jornal Hoje, que passa na Globo de segunda a sexta, meio-dia, que os japoneses estavam mega-preocupados porque um motorista lançou o carro em cima da multidão, de propósito, e era a terceira vez que rolava isso em SEIS MESES! Eles TINHAM que tomar alguma providência!

Ok, comparei isso /\ com o Brasil que políticos bebem e vão dirigir e matam pobres coitados, que jogadores de futebol vão pra festas em plena Copa do Mundo, que é quase suicídio sair de casa, porque são muitas as chances de você sair, for assaltada e receber um tiro na cara por não ter dinheiro e ninguém fazer nada a respeito... bem, vocês me entendem. Eu sei que Japão não é um paraíso de segurança, porque se fosse, não teria gangues nem máfia, mas a segurança de lá é bem maior, ninguém pode negar.

2. Lá rola de você sair na rua vestida como que saído de um anime. Ninguém se incomoda se você quiser encarnar suas loucas fantasias do século XVIII e sair vestida com aqueles vestidos antiquados, de cabelo arrumado, só para ir na padaria. Quando eu fizer o meu cosplay de Nadie, eu vou fazer lá e todo mundo vai me achar gata, fiquem avisados.

3. Qual é o outro país que tem maquininhas enlouquecedoras que vendem desde salgadinhos até camisinhas, bastando adicionar uma moeda?

4. As coisas mais fofas, kawaii, cute-cute e lindinhas vem de lá. Hello Kitty, OI!




5. Tem clubes em quase todas as escolas. Ou seja você pode fazer parte do clube de costura, de culinária, de dança, de kendo e por aí vai. O que é uma excelente maneira de fazer amizades por gosto e aprender mais, dentro da própria escola.

6. Os animes vem de lá. Mangás também. Precisa falar algo mais?

7. Eu definitivamente preciso me inspirar nos japoneses no quesito "estudar". Porque eles estudam até os neurônios derreterem e ainda arranjam tempo para irem nos bares de karaokê, cantarem até cair e se vestirem das roupas mais loucas :D

8. Eles tem um troço chamado 'honra'. Político lá que é corrupto e é descoberto se mata. Porque antes a morte do que a desonra. E ter honra é não mentir, não trair e ser uma pessoa íntegra o tempo todo. Eu bem queria que os políticos daqui se matassem de tanta vergonha ao serem descobertos sobre dólares na cueca, por exemplo. A nossa política melhoraria imensamente, hm.




E fiz esse post imenso porque eu me inspirei depois de assistir um filme japonês chamado Kamikase Girls (nome usado no mundo todo, menos no Japão). O nome original é Shimotsuma monogatari, o que certamente não é nada rentável no nosso mundo que prefere coisas facéis de entender, de modo que... Kamikase Girls, ou Garotas Kamikase. Kamikase era o nome que se dava aos pilotos na Segunda Guerra Mundial que se matavam por vergonha de terem se rendido/perdido a guerra. Estou falando que honra lá no Japão é assunto sério, e não é só político que se mata, infelizmente. Alunos que vão mal na escola também podem desenvolver depressão e serem potenciais suicidas '-'

Enfim, o filme Kamikase Girls é sobre uma garota de 17 anos, a Momoko, que vive em uma cidadezinha rural e gostaria de ter nascido na França, na época do rococó. Usa todos aqueles vestidos de lolita (para nós: vestidos que só crianças usariam), com sandálias de plataforma cujo salto é tipo dez centímetros, e toda uma postura totalmente feminina, delicada, cheia de bordados e floreios. Querendo arranjar dinheiro, decide vender artigos falsificados da Versace e Universal Studio que pertenciam ao seu pai, dos tempos da Máfia Japonesa (ou Yakuza). Até que ela conhece a senhorita Ichiko (na realidade, Ichigo, mas ela tem vergonha do nome original), uma adolescente punk, rebelde, cospe-no-chão e etc. O contraste é terrível, porém as duas acabam ficando amigas ao longo do filme. Para assistir a esse deslumbrante -q, engraçado -s e totalmente japonês -ssss, é só baixar AQUI, em nove partes no MegaUpload ou Rapidshare, legendado em português. Aproveita a oferta, hm ;*


Um comentário:

Laís Dourado disse...

Nunca fui particularmente uma fã do Japão, mas reconheço a imensa importância que elte conquistou na cultura ocidental.
É uma pena que o ocidente seja assim tão 'bobo' e as nossas escolas nos ensinem tão pouco a história oriental, tão cheia de coisas legais!
Adorei teu post, muito mesmo! Vou até baixar o filme!
;D!