quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

há, sim, limites

Eu tenho contas pela internet desde os meus tenros oito anos quando eu jogava aquele joguinho fofo da Turma da Mônica, que você criava um Splash e cuidava dele. Criei um orkut aos doze anos, um fake aliás porque tremia de medo que alguém me descobrisse. E vivia nas lan houses vendo o Assustador e nas comunidades e fotologs, bajulando Mari Moon. Até os meus treze anos, internet em casa e eu começar a me viciar em Neopets e querendo ter neopontos, itens, bla bla bla. Agora estou eu, 16 anos de idade, e uma experiência de oito anos em interação com as outras pessoas.

Dezenas de blogs, fotologs, comunidades, barracos virtuais, fakes. Oito anos fazendo amigos, criando inimizades e o escambau. E agora vou dividir minha suprema sabedoria -q a vocês, meus anjos, sobre como devemos usar a maravilhosa e linda internet sem fazer inimigos de forma inconsciente. Lembre-se, é a sabedoria de anos e anos de internet falando através de mim. Portanto respeite-a -n-s-t. perdoe esse humor sem graça.

E eu, assim como toda a massa consciente e letrada do mundo da internet, detesto pessoas que só comentam para divulgar, pessoas que não aceitam críticas, pessoas que acham que o mundo está ao redor do seu umbigo, pessoas que acham que fãs, estrelinhas e dinheiro virtual REALMENTE vale alguma coisa. Porque inteligência significa você saber aceitar as diferenças, entender que a internet vai muito além do seu mundinho, saber dialogar com as pessoas sem dar piti de criança de cinco anos, porque inteligência é algo que você adquire com a vida real. Mas infelizmente temos crianças mimadas que fazem barraco pelas comunidades, e temos criaturas insanas que plagiam blogs alheios, e temos aquelas pessoas que acham que popularidade é tudo. Essas pessoas estão ansiosas por atenção, por status, por serem "cool". Elas querem ser a nova Mari Moon, o novo Sr. Orgastic. E não percebem como caem no ridículo.

Internet é como a sociedade: tem regras. Internet é enorme, livre, expansiva que nunca pára, algo absolutamente interativo. Mas isso não quer dizer que a internet é a casa da mãe Joana e que você pode agir como gostaria de agir na sua vida. As pessoas não acham você tão interessante assim, e não é implorando para visitarem seu blog que você consegue ser pop, estilosa, o escambau. Portanto não trate de chorar pedindo por atenção, e esqueça a idéia de participar de comunidades idiotas que proclamam que fulana é uma vadia. Mostre o que você tem de conteúdo, e se não tiver conteúdo, não apela pra grosseria. Seus dedos não vão cair se você responder com um "valeu por visitar meu blog!", assim como seu cérebro não vai derreter se você simplesmente dizer 'ok, entendi' em vez de apelar pra grosseria em uma discussão. Não tente entender ou adivinhar a vida pessoal de cada um, e por favor, ainda que não seja uma pessoa cristã, siga a máxima "Não julgue" que Jesus falou, mas ninguém segue, e pare de ficar chamando uma guria de vadia, de assassina se ela pede ajuda. E para aqueles que pedem ajuda, não surtem se vier resposta malcriada, porque internet é um lugar público e quem fala o que quer, ouve o que não quer.

Tópicos são abertos a todos os usuários de um site, portanto você não pode expulsar uma pessoa que te incomoda como se fosse na sua casa.
Orkut e sites similares são feitos para debater idéias e fazer amizades, não pra você começar a maquinar um bullying virtual contra uma pessoa que odeia.
Não repasse aquelas malditas fotos e perversos vídeos de gente que foi flagrado num sexo oral ou qualquer coisa do tipo. Não é uma coisa legal de se fazer, e é menos legal ainda você chamar a menina do vídeo de "puta" só porque ela acabou sendo filmada.

Basicamente, siga dois preceitos máximos quando usar a internet. O primeiro é basicamente: seja elegante e ignore as pessoas grosseiras que clamam por atenção, porque essas pessoas não merecem um segundo do seu tempo enquanto elas continuarem imaturas, infantis e desesperadas. E o segundo preceito é mais simples ainda: não faça com os outros o que não gostaria que fizessem contigo. Afinal a vida pode ser injusta. Mas a internet, desculpa, dá o troco a quem pede.



P.S.: e uma dica bônus. Não deixe a merda do Caps Lock ligado o tempo todo. Na internet equivale a gritar. Você não grita com a sua professora para conseguir uma segunda chamada, não é? É a mesma coisa. E isso vale, inclusive, para o modo como você escreve. Porque o fato de a internet não ter corretor ortográfico não quer dizer que "tudxo bemm falá axim", afinal as outras pessoas não tem a obrigação de entender o que você quer ler. Se elas lêem até o final, é pura caridade. Então escreva em português legível se quiser ser levado a sério por qualquer pessoa.

P.S.2: "inveja" e "fais melhor" é argumento de gente bitolada, mimada, infantil e idiota. Se quiser debater idéias e gostos, use argumentos de verdades, não essas idiotices que todo mundo está cansado de ler.


Olha que sou hater dela, mas fiz questão de escolher uma foto bonita. Porém, convenhamos. Você não quer ser uma comunista de butique como ela, quer?

2 comentários:

Blanca disse...

Luna, malz por responder seu coment d eum modo tão atrasado. Sabe que eu amei seu post, já te falei isso e foi simplesmente injusto você não ter ganhado ou ficado em uma posição melhor. É. ¬¬'

Obrigada por estar sempre lá no blog, viu? Bj. :***

x Sete Pontas disse...

Odeio a Mari Moon... :P
Blog massa Lunoska.