segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

fbi, venha me prender tipo a g o r a

Sabe, eu penso em toda essa história como se fosse um dia.
Tic tac. Amanhecer. Os downloads começam, timidamente. E aos poucos, todos tomam a consciência de como aquilo é fantástico. Assistir séries sem esperar passar dublado na Globo! Ver filmes que nunca chegaram aqui no Brasil! Assistir animes que seriam totalmente censurados por conterem muita violência! Um mundo inteiro se abre a nós com esse amanhecer, e nós ficamos tão inebriados que nem percebemos as horas passando.

Tic tac. Meio-dia. Todos já sabem de cor o endereço de, no mínimo, dez servidores diferentes. Sem contar os links de comunidades de orkut, sites, blogs, páginas no facebook e uma boa rede de contatos pra quem correr quando precisar do novo álbum daquela banda maravilhosa, do novo episódio daquela série meio underground. Gifs pululam pelos sites, tópicos de comentários bombam, a fama da série, do livro, do filme se espalha como pólvora sem que a empresa tenha que gastar com isso - o boca a boca virtual fez com que muitas séries se tornassem populares, mesmo que nunca tivessem chegado no Brasil.

Tic tac. Cinco horas da tarde. Você sabe que tá ficando tarde. Você sabe que é hora de ir embora para casa, porque logo vai anoitecer e seus pais não gostam que você volte sozinho. Eles ficam preocupados. E você percebe uma sombra que era muito legal nas séries, mas na sua vida se torna um demôniozinho infernal denominado FBI. Começam a discussão sobre as leis denominadas SOPA e PIPA que, para você, um é nome de comida e outro é nome de brinquedo. E então um servidor sai do ar. E outros estão na fila. Começam a deletar aqueles arquivos que você ama: músicas, filmes, séries.

E então você percebe que o sol está se pondo rapidamente e você precisa fazer algo enquanto isso acontece. Porque é rápido. Quando você mal percebe, já caiu o dia e veio a noite. E você não quer que a noite venha.

Pois bem, não saberemos se a noite virá. Se ela não virá, ótimo. Mas talvez ela venha. E se ela vir, teremos que estar preparados. Digo somente 2 coisas que são:

1. Haverão servidores alternativos. E haverá o torrent. A medida que a FBI vai fechando os servidores, outros vão sendo criados. E o torrent ainda está resistindo e é mais difícil de se quebrar do que com servidores que abrigam links diretos, sem chance de se desculparem perante o tribunal. Eu achei uma lista de servidores que ainda funcionam (e, que eu saiba, ainda não estão na fila da FBI. Provavelmente aquele site que você gosta vai mudar seu nome, ficar na moita por um tempo e voltar com servidores alternativos. Ou com links torrent). Então eu resolvi montar uma lista do que achei de servidores alternativos (são poucos, mas vou editar esse post à medida que achar) e fazer tutorialzinho pra quem não sabe mexer com torrent - que é a coisa mais fácil do mundo ♥

[LINKS DIRETOS]

http://filerio.com/
http://freakshare.com/
http://bulletupload.com/
http://www.zoomshare.com/ [aparentemente não se menciona se é proibido compartilhamento de arquivos ou não, sendo uma brecha, dica da @tatiih]
http://www.datafilehost.com/ [outra dica da @tatiih]
http://www.fast-files.com/ [outra dica da @tatiih²]
http://www.crocko.com/ [aparentemente esse é de origem árabe]
http://www.anonyupload.com/ [vai entrar no ar de vez na quarta-feira, foi feito pelos anony, aparentemente, e precisa de investimentos pra ser o nosso refúgio]

[TORRENTS]

http://pastehtml.com/view/bllpf04jv.html [link feito por Anonymous. É o catálogo da Sony. Você encontrará AC/DC e Britney Spears. Tem alguns que já foram retirados]
http://thepiratebay.org/

COMO USAR UM TORRENT?

Primeiramente, você precisa de um programa. Eu, particularmente, uso o uTorrent. Você pode baixá-lo aqui. Você clica em "download free". O arquivo é pequeno, de apenas 720 KB. Você o instala (eu espero que você saiba instalar um programa, senão me perguntarei como, afinal, você conseguiu sobreviver na internet até agora). Pois bem, instalado o arquivo (que não consigo lembrar porque já tinha o arquivo), vamos lá! Como se baixa um torrent?

Acredite, é inacreditavelmente fácil que você vai se sentir estúpido por não saber como fazer. Brinks! isso acontece com todo mundo. Repare nas imagens. Peguei só as informações que você vai precisar saber pra se orientar. O resto você intui e vai sacar rapidinho que eu sei que tu é inteligente :D

Quando você abrir o programa, ele tem que estar assim ↓





Então quando você for procurar por um arquivo, você baixar. Vai reparar que é apenas um arquivo, por isso SUPER leve <3. Instalado o programa, então o arquivo vai abrir automaticamente no uTorrent. Tem que abrir uma janela assim ↓ e você vai reparar que há uma listinha do que existe naquele negocinho. No meu caso, tem todos os episódios de Dexter da quarta temporada em formato .avi. Repare que tem o tamanho de cada um dos episódios, o tamanho total, a origem do arquivo e há como selecionar arquivos um por um, caso você não deseje algum deles.



E pronto *-*

E você se pergunta: como essa mágica funciona?

Basicamente é o seguinte: o torrent é um sistema de compartilhamento de arquivos. É como uma espécie de rede que vários usuários compartilham seus arquivos através desse programa. Ele não baixa em ordem. Tipo, se você quer, sei lá, o filme da Cinderela, ele não vai baixar tudo bonitinho: primeiro a cena que ela acorda, depois a cena do convite, depois o baile, depois o príncipe. Pelo contrário, o programa baixa em partes. Primeiro ele pode baixar a cena que ela chora diante da lareira, depois ele baixa a parte que ela dança com o príncipe, e a última parte baixada pode ser a que ela recebe o vestido da fada-madrinha. Por que isso? É muito simples. O programa não baixa de um servidor central, mas de vários usuários simultaneamente.

Você baixa Cinderela. Pra você falta a parte da dança do príncipe, mas você já o comecinho do filme com os passarinhos e tal. Porém o usuário X não tem esse comecinho, mas já tem essa parte da dança. O que o programa faz? Ele ~ espertamente ~ baixa a parte da dança do usuário X. E baixa o comecinho do filme de você para o usuário X. E você e o usário X acabaram compartilhando arquivos em um interesse mútuo, sem nem saberem quem são!

Então você diz: "você disse 'note os seeds e perrs'! quem são?" Bem, é simples.

Se você já terminou de baixar um arquivo, não precisa necessariamente deletar na sua listinha de torrent. Você pode deixar lá, o arquivo completinho. E o programa usa parte de sua banda para retirar do seu arquivo lá para que outros usuários possam baixar e como já está completo, não tem problema de ficar faltando partes.

Seeds são pessoas que fazem isso. São pessoas que terminaram de baixar aquele determinado arquivo, mas não deletaram o link de lá. Deixaram quietinho lá para que pessoas como eu, querendo muito assistir Dexter, possa baixar os 12 episódios delas!

Peers são pessoas como eu querendo ver Dexter e você querendo ver Cinderela. São pessoas que não tem o arquivo completo, só algumas partes e uma vai baixando da outra as partes que vão faltando em seus próprios arquivos e, na base da solidariedade, todo mundo tem o arquivo no pc no final das contas - nem que seja semanas.

E o que significa os numerozinhos entre parênteses?

O número FORA dos parentêses são os usários ativos, aqueles que estão com os computadores ligados no momento. Tanto em seers quanto em peers. E o que está dentro dos parentêses são os usuários que não estão ativos. Basicamente isso. Você é uma pessoa de sorte quando há muitos peers e muito seeds ♥

RECOMENDAÇÕES

♦ Quando terminar tudo e quiser ver seu arquivo, é só clicar com o botão direito em cima do arquivo e ir em "Abrir Pasta Destino". Pronto.

♦ NÃO mova seu arquivo da pasta onde ele está antes de ter concluído o download. Como eu disse, ele baixa por partes. Então se você remove o arquivo daquela pasta para outra, as partes que ficam faltando NÃO VÃO SER BAIXADAS porque o programa vai achar que ele não baixou nada, então vai ter que recomeçar e suas trilhões de horas são perdidas. Só mova o arquivo depois do download chegar aos 100%.


pausa para mostrar minha Christina l i n d a ♥
não sei quem fez esse gif, onde achei não tinha créditos. se vc que fez, mande recado, ok? thanks.

2. E a segunda coisinha que eu ia falar é pra você ser solidário.
Se você tem DVD original de alguma coisa, upe se puder. Se você tem CD de alguma coisa, upe. Se você tem série, upe. Se você puder deixar baixando no torrent, deixe. Se você puder ajuda a divulgar links de downloads, ajude. Sim, eu estou literalmente incentivando você a cometer um crime.

Mas, convenhamos, dos crimes existentes no mundo, baixar coisas ilegalmente é um dos mais ajudam pessoas ao redor do mundo, facilitando o acesso ao conhecimento, à cultura e à informação entre povos de culturas completamente diferentes.

O fato de ameaçarem de sermos privados dessas coisas, de termos que nos contentar com a TV aberta e com o que podemos adquirir através do dinheiro, voltando ao modelo de "só tem cultura quem pode pagar", de termos que restringir nossos conhecimentos e gostos só para que as empresas de entretenimento que são conhecidas por subornar rádios e explorar artistas, principalmente se forem novatos, fiquem mais ricas ainda... isso que deveria ser um crime.

2 comentários:

Anônimo disse...

ISSAÊ LUNETA /O/

E não se esqueçam de que em breve provavelmente vão surgir protestos por causa do ACTA, a versão do SOPA na Europa. Informem-se :}

Carol Winchester disse...

Sinceramente, me incomoda MUITO que tudo esteja acontecendo assim... mas fazer o que né.