sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

2012

Galera adora fazer listinha de 'coisas que farei nesse novo ano' e variantes. E adora rever se fez uns 10% da listinha programada pro ano anterior. Eu mesma sou (ou era) desse grupo. Aos 12 anos, enchi uma folha A4 de coisas que eu deveria ser no novo ano e as coisas iam desde "ser a melhor aluna da sala" até "terminar um livro". Eu nunca terminava o ano satisfeita, devo dizer, porque nunca terminei um livro. E tirar um sete me tirava da posição de melhor aluna da sala, então não era a melhor aluna da sala. Paciência. A vida é assim.

Mas eu pensei se eu deveria fazer algo assim em 2012. Sabe como é, pra seguir a tradição dos meus dezoito anos de vida. Fazer uma listinha básica de coisas que planejo fazer esse ano, ver quais são minhas prioridades, essas coisas. Seria uma boa. Até porque 2012 é cheio de preparativos para 2013 e eu espero, sinceramente, que 2013 venha, senão ficarei putinha da vida. Então comecei a pensar no que eu quero em 2012.

Primeiramente, eu quero um trabalho. Isso significa algo que eu compareça ao local, de preferência das 14h até às 18h, ou seja, um meio-período que possa me pagar meio salário mínimo ou algo assim. Eu posso arrumar na forma de estágio para concluir o curso, se achar um que seja remunerado. Mas eu preciso de algo que eu possa ganhar dinheiro, e como não tenho tia-avó podre de rica com pé na cova, terei que trabalhar. O objetivo desse dinheiro é basicamente:

• Juntar dinheiro para que eu possa viver em outra cidade nos meses iniciais de quando começar a faculdade.
• Pagar vestibular (já que pretendo prestar Unicamp. E USP, adiciona minha amiga)

Em segundo lugar, não menos importante que o primeiro, pretendo estudar decentemente. Porque se eu não estudar decentemente, eu não passo de ano. E ainda tenho dois meses de terceiro ano me aguardando, a partir do dia 16. E depois de duas queridas e gratas semanas em março, começarei quarto ano em abril e eu espero finalizar tudo em novembro, dezembro. Não quero passar o Natal sabendo o dia que terei aula... no ensino médio/técnico. Como invejo pessoas que possuem férias. As minhas já não existem mais.

E as minhas metas importantes acabam aqui. Mas sempre tem as clássicas:

• melhorar inglês
• terminar um livro
• dar mais atenção ao blog (no meu caso, aos blogs)
• desenhar mais e melhor, priorizar desenhos mais complexos
• ler mais livros
• ser mais responsável com meus estudos, não repetir comportamento padrão que tive com projeto
• ajudar mais em casa

Porém a meta mais importante de todas, mais do que trabalhar ou estudar, é basicamente me divertir. Não digo nem é questão de sair mais para os lugares (porque eu começar a sair só pra cumprir metas = falhar miseravelmente) ou qualquer coisa do tipo, mas é ser feliz. Aquela coisa de não ficar neurótica porque tirei 6,4 em alguma coisa, de acabar gastando mais do que deveria e não ficar estressada. Não ficar na pilha o tempo todo. Conseguir, realmente, me divertir enquanto as coisas acontecem.

2012 vai ser meu último ano de ensino médio/técnico. Depois de 2012 é faculdade. Eu não sei onde estarei. Mesmo que eu passe na Unicamp, como são meus planos, como será? Eu não faço idéia de quem estarei longe e de quem estarei perto. Não faço idéia de onde eu vou morar, e de como será minha vida. Com quase 100% de certeza, 2012 vai ser meu último ano nessa cidade, e que serei sustentada pela minha mãe e tudo o mais. É o meu último ano sendo adolescente.

Não posso simplesmente ignorar isso. E não posso, nem devo, nem quero passar meu último ano pensando tanto no futuro e me esquecer de aproveitar o presente.



We Are Young - versão Glee

2 comentários:

Polemica Santa Studio Inn disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carol Winchester disse...

Eu já fiz essas listinhas, acho que foi em 2010. Depois do trauma de falhar miseravelmente, desisti. A única coisa que espero em 2012 é conseguir conciliar trabalho e faculdade. E passar na faculdade, claro.

Sobre seus desenhos, eu também gosto muito de desenhar. Em 2010 pensei em entrar num curso de desenho, mas ficaria ruim pro meu horário, então entrei em um curso de Japonês. Também já vi uns caras que faziam pinturas muito legais, tem um vídeo de uma pintura que um cara fez que ficou...MUITO SHOW. Vou procurar e depois te mando o vídeo.

Enfim -q Feliz 2012!