domingo, 7 de março de 2010

crendices, superstições

Ontem eu assisti o documentário Inimigos da Razão, apresentado pelo Richard Dawkins. Aí para quem não sabe, Richard Dawkins é um cara de uns 60 anos pra cima e é um biológo evolucionista. Ele nasceu na Quênia, mas todo mundo acha que ele é britânico porque ele é filho de britânicos, trabalha na Inglaterra e fala em inglês britânico. Naturalmente. Ele já escreveu vários livros que minha irmã idolatra (obviamente ela os entende, sendo estudante de biologia) e eu só li um, o chamado Deus, um Delírio. Logicamente as pessoas não costumam gostar dele porque ele acredita que religião é algo completamente desnecessário e, por ele, ninguém seria religioso. Em suma ele é um ateu militante. Um dos poucos, porque a maioria dos ateus só querem uma vida tranquila sem gente achando que são o demônio na terra e nada mais.


Esse é Richard Dawkins. Sinta seu poder de sedução tipicamente ateu e comprovado pela ciência -q

Eu sou atéia, como as pessoas próximas de mim sabem. E as pessoas distantes também, até porque nunca escondi isso de alguém. Felizmente minha mãe é atéia (e acreditem, ela só "se assumiu" atéia depois de minha irmã e eu termos feito, porque até o momento ela era "católica não-praticante" para não magoar os pais), então nunca tive problemas com a família (como muitos ateus que escutam dos próprios pais que estão possuídos pelo diabo. Eu realmente acho impressionante como as pessoas são indelicadas e falam coisas horríveis simplesmente porque acham que estão certas). E como nunca me incomodei com ameaças "sutis" como de que vou arder no fogo do inferno, eu também nunca levei alguém ao tribunal por discriminação por motivos religiosos (que sou capaz de fazer). Enfim, eu estava falando era do Inimigos da Razão, né? rs

O que o documentário fala?

Do perigo que as superstições apresentam à humanidade, e de como a ciência alternativa não é ciência. Nem medicina definitivamente recomendada.

Se quiserem vê-lo, pode baixá-lo aqui. Dividido em duas partes, cada uma tem 45 minutos mais ou menos e está legendado, ok {quando é que dublariam? Sendo o Brasil o país religioso que é?}



O que mais lembro é dele falando de astrologia e homeopatia, como era o foco. Ele disse que nenhum dos dois fazia sentido absoluto. Claro que não faz. Afinal planetas não influenciam na nossa personalidade, e eu nunca vi alguém levando o horóscopo a sério. Mas aparentemente levam, cansei de ver menininhas enviando pedidos às revistas perguntando se Câncer e Touro dão certo. A Lua influencia nas marés e, por algum motivo estranho, nos partos {de acordo com minha mãe. Ela diz - com autoridade já que trabalhou bastante tempo ajudando em partos como enfermeira - que quando está lua cheia, é batata: um monte de mulher vai parir}. Mas Júpiter não vai influenciar em como você pensa, em como você é e nos seus dons especiais. Não tem absolutamente nenhum fundamento.

E olha que discordo disso, sendo que sou totalmente o estereótipo do meu signo, Leão. Estou falando sério: leia a descrição dos leoninos, está me lendo. Porque sou terrivelmente metida, adoro o glamour dos palcos, sou - nem tanto - generosa, e bla bla bla. Mas ainda assim não acredito que eu seja "a regra". Porque eventualmente as pessoas vão se identificar com seus horóscopos e desprezar o que não faz sentido. No meu mapa astral diz que por ser ascendente em Libras posso ter problemas renais e urinários, mas -rs, nem de longe são essas partes que me dão problema. O meu ponto fraco é e sempre foi o maldito sistema respiratório + garganta. Mas eu ligo para isso? Claro que não, faço o favor de esquecer esse detalhe e considerar que sou perfeitamente meu horóscopo. O que nem faz sentido no meu horóscopo é a Lua em Escorpião:

Se você possui a Lua em Escorpião é uma pessoa dominadora e corajosa, mas bastante temperamental. Consegue sair em busca do que deseja com tenacidade e persistência, não se deixando intimidar com nada. Você tem capacidade para enfrentar situações difíceis e perigosas com coragem, energia e engenhosidade e possui capacidades de liderança. Você tem aptidão de análise inigualável, tendo atração pelo oculto, pelo paranormal e pelo metafísico. Para a mulher é índice de fertilidade, inclusive múltipla. Se sua Lua estiver ‘aflita’, pode estar predisposta a paixões e excessos sexuais (sado-masoquismo por exemplo), ação ciumenta e agressiva em relação ao ser amado. As mulheres podem sofrer abortos ou a perigos durante o parto. Suas atitudes, às vezes muito drásticas e radicais, acabam atraindo inimizades perigosas. Se você possui esta Lua precisa controlar sua vontade de manipular e controlar os outros, sempre maquinando alguma estratégia a fim de obter os resultados desejados. Desenvolva os valores espirituais para seu crescimento próprio.

Oi?
Corajosa? Nem tanto, só vale coragem se você tiver medo. Como não tenho medo, não posso me dizer corajosa. Persistente? Nem um pouco. Não me deixo intimidar? HA! Engenhosidade? Jamais, por isso gostaria de um Indiana Jones ao meu lado para me salvar nas horas mais perigosas com elegância. Um James Bond também serve. Atração pelo oculto e paranormal? Até tenho, mas tiops não acredito! Sado-masoquista? Faz-me o favor... ciumenta e agressiva em relação ao meu namorado? Já escutei muito de que eu precisava prender mais meu namorado porque as meninas davam em cima e eu nem ligava (nem ligo até hoje. Se ele sair atrás de rabo-de-saia, eu vou saber e ele se fode todo. E ele sabe disso). E preciso controlar minha vontade de manipular, controlar e maquinar para atingir meus objetivos. OMG, essa última parte foi totalmente vilã da novela das oito. -q


Homeopatia é isso: uma gota de princípio ativo em um monte de água.

E agora vem a tal da homeopatia.

Todo mundo defende.

Mas ela não tem sentido nenhum. É água! É princípio ativo diluído em água! Não tem estudos, não tem comprovação, não tem absolutamente NADA que comprove sua eficácia. Mas mesmo assim pessoas vão no homeopata e se sentem bem. Aí tem dois fatores que todo defensor da homeopatia faz o favor de esquecer:

1. Efeito placebo: pessoas que tem certeza de que aquilo vai fazer bem já acaba por começar a cura. O corpo humano é muito poderoso, e o poder da auto-sugestão mais ainda. Obviamente se você pensa que tal remédio lhe fará bem, você se sente melhor e isso influencia no resto da sua vida: alimentação, humor, trabalho, amor. Basicamente quando você se sente bem, todo o resto acaba ficando bem.

2. O tempo que um homeopata dirige ao seu paciente: as pessoas não costumam pensar nisso, mas um homeopata conversar contigo nos olhos por uma hora (que é a média de tempo) te dando atenção, perguntando como está e se preocupando com o seu estado faz uma diferença tamanha... chega a ser uma terapia. Pessoas que tem problemas em sua vida já começam a melhorar quando percebem que uma pessoa dá atenção total para ela por bastante tempo, sem dispensá-la porque tem outro na fila como fazem os médicos. Eu mesma achei horrível quando minha mãe queria me recomendar numa fono, e para isso tive que ir em um médico primeiro. Ele mal me olhou, só escutou que eu tinha problema auditivo e preencheu um papel com informações técnicas. Em menos de seis minutos eu já tinha saído do consultório. Quer dizer, que tipo de pessoa consegue melhorar e confiar num tratamento desses? Se ele tivesse me passado um remédio, eu não confiaria. Simplesmente porque ouviu só um dos problemas, ignorando minha idade, meu gênero, minha personalidade, meu modo de vida e o fato de que, no momento, apresentava problemas respiratórios.

Por isso a importância de uma medicina mais humana. Porque se não houver, as pessoas continuarão confiando seus males à homeopatia acreditando curar seus problemas com água. Sendo que a homeopatia é mais uma terapia do que ciência, e não pode curar problemas mais graves como câncer, AIDS e sarampo, por exemplo.

Eu recomendo total o documentário.



Eu gosto de Richard Darwkins. Primeiramente porque ele ataca em vez de defender. Por muito tempo o ateu sempre foi quem tinha de se defender dos vários ataques: era odiado, pervertido, sujo, endemoniado, possuído, suspeito. A Fundação Perseu Abramo descobriu que os ateus só perdem para usuários em drogas no item 'pessoas que você não gostaria de encontrar'. Detalhe que ex-presidiários se encontram em terceiro lugar. Observe no gráfico acima: as pessoas tem mais antipatia pelos ateus do que pelos usuários de droga. E o nível de repulsa é completamente igual. Para o Brasil eu e uma usuária de crack é a mesma coisa.

E as pessoas não gostam dele simplesmente porque ele é contra as religiões. Eu não entendo isso. Os evangélicos neo-pentecostais falam em suas igrejas o quanto o homossexual é um possuído pelo demônio, o papa fala contra os anticoncepcionais e a camisinha e ninguém pode falar nada porque está "infringindo" o direito das religiões. Por que as religiões são todas cheias de 'não-me-toque'? Desde quando elas tem o direito de falarem o que quiserem e saírem impunes? Por que as igrejas não pagam impostos se arrecadam tanto dinheiro? Os líderes religiosos tem mais moral do que eu para falar qualquer coisa? Desde quando?

Richard Darwkins é frequentemente atacado e odiado porque ele simplesmente assume a posição de ateu e diz: beleza, eu acho que tudo isso é errado e vou atacar, e pronto. Mas, claro, ateus não podem fazer isso. É arrogância. Tem que respeitar o direito das pessoas terem fé, sem serem questionadas sobre isso. Mas tudo bem as pessoas me questionarem porque sou atéia, tudo bem as pessoas dizerem em suas igrejas que sou uma criatura sem coração porque não acredito em deus. Claro, hipocrisia é foda.

Um comentário:

Natalia Opazo disse...

ooi!
obrigada pela passada no meu blog, e também pelo comentário! já mudei :D
beijo!

http://natalia-opazo.blogspot.com
http://www.limaocom-acucar.blogspot.com