sábado, 6 de março de 2010

eu fiquei com medo e

Finalmente, depois de muito tempo, decidi fazer esse post: os filmes mais assustadores que eu já assisti na minha vida. Você não vai encontrar O Exorcista, Jogos Mortais ou Atividade Paranormal (até porque não assisti esse último). Mas vai encontrar filmes que não estão na categoria "terror" ou mesmo "suspense". Simplesmente porque eu não me assusto muito com espíritos ou psicopatas homicidas. Eu me assusto com pessoas de verdade, e bem, com pessoas que matam sem motivo, que assustam sem motivo, que torturam sem motivo. Se eu tivesse assistido O Albergue, provavelmente o incluiria aqui, porque o tipo de filme O Albergue é exatamente o que me assusta.

Há de considerar uma coisa: eu não fiquei assustada com Jogos Mortais porque acho essa série de filme terrivelmente enfadonha. Ok, as atuações até que são legais. O roteiro é básico, não é algo que se jogue no lixo. Mas para mim é o típico "cinema sádico". A maior aventura não é descobrir quem é o assassino, e sim como o assassino vai matar. As mortes são criativas e monstruosas, e não gosto desse estilo. Prefiro um filme com história, com suspense, com um roteiro. E não simplesmente um monte de gente morrendo de formas bem variadas: tendo o crânio esmagado, ardendo na câmara de bronzeamento artificial (Premonição 3), no forno (O Albergue), etc. Hoje em dia não basta esfaquear ou cortar a cabeça. Também tem que mutilar vagarosamente, queimar com um maçarico, drenar todo o sangue (Dexter na primeira temporada -oi), arrancar todos os dedos (o que faz lembrar Higurashi no Nako Noro Ni e um outro filme que esqueci o nome) ou simplesmente aterrorizar psicologicamente (Os Estranhos). Agora a fatídica listinha!

AVISO: favor lembrar que a ordem não altera nos fatores. É simplesmente um TOP 4, porque não lembro de outros cinco! TOP 10 é tão clichê!


Eu não peguei essas cenas felizes, ok

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça.

NÃO RIAM, OK?
Eu tinha meus inocentes sete aninhos, li a categoria "suspense", concluí (inocentemente) que podia assistir e fui assistir. Claro, com os meus sete anos, entendia pouco da história. Só o que os meus olhinhos de criança viam era... o cara decapitando geral. Eu não entendia os motivos dos assassinatos, mas eu entendia que era um cara mau que fazia rolar a cabeça - literalmente! Ah, e quando chegou naquela cena que os mocinhos descobrem a árvore cheia de cabeças dentro... ah!, eu gelei! Estava assistindo com minha mãe, minha irmã e duas amigas delas, e iríamos dormir todas no mesmo quarto. Quem disse que deixei-as dormirem?

Fiquei choramingando a noite toda, tentando dormir - minha mãe, com pena, decidiu deixar a luz acesa. E fui dormir. Achando que viria o maldito cavaleiro do título vir cortar a minha cabeça. Pior, cortar a cabeça de todo mundo no quarto, menos eu! E eu iria acordar e ver todo mundo sem cabeça! Rapaz, aquela cena fantasiada na minha cabeça me perseguiu durante uns bons tempos. Hoje, claro, é ridículo. Depois dessa aprendi a não me fazer mais de durona perante filmes de terror -q

Trailer aqui - engraçado que agora que vi o trailer do filme que me assustou quando criança, fiquei com vontade de ver. É Tim Burton... é Johnny Depp... rs.



Tráfico Humano

Quando eu falo que fiquei com medo desse filme, todo mundo ri da minha cara. Basicamente porque o filme não tem nenhum serial killer, assombração ou uma coisa terrivelmente monstruosa para fazer até um malandro sujar as calças. O filme fala do tráfico de mulheres. A coisa mais estranha é que quando pesquisei para pegar o trailer, aparentemente é uma série de TV, e não um filme. Pois bem talvez eu tenha assistido um episódio disfarçado de "filme" na locadora. De qualquer modo, vamos considerar como filme. A história fala de uma mulher que está pesquisando sobre uma cadeia de prostituição, ou melhor, tráfico de mulheres. O filme mostra isso ocorrendo em vários países diferentes e tudo o mais. E eu fiquei absolutamente com medo porque eu não consigo ficar bem com filmes em que tem alguém sendo estuprado. Me faz mal, me prende a garganta, angustia. Ainda mais porque, sabe, esses filmes sempre mostram o lado da lei em relação ao estupro e é quase regra que se a mulher é violentada, é culpa dela que "provocou". E isso realmente me revolta.

O filme realmente me fez ficar angustiada, com medo. Ainda mais porque não precisava realmente se alistar como modelo de uma agência suspeita, como uma das meninas do filme. Você também podia ser sequestrada, por exemplo, e ser obrigada a conviver com esse mundo. É um filme assustador, e eu fiquei muito tempo com medo de que algo acontecesse comigo. Hoje ainda tenho medo de simplesmente andar nas ruas (na minha cidade uma ambulância foi alvejada por bandidos em um bairro longe do meu. E anteontem um ex-colega meu foi morto estrangulado, com a farda do colégio... sem contar que não faz nem um mês, uma menina foi estuprada perto da minha casa. E depois falam que viver no interior é mais tranquilo.), e quando eu tinha entre onze e treze anos, andava com um canivete na bolsa. Hoje ando com spray de pimenta. E pretendo voltar com alguma arma branca - não que vá funcionar, mas eu me sinto muito mais tranquila portando alguma coisa que possa me defender por um décimo de segundo.

Trailer aqui.


Depois de umas 5 horas de terrorismo psicológico, vamos - finalmente - matar vocês

Os Estranhos

É um filme de 2008 com ar bem amador e até idiota. Um casal está ok em uma casa que vive isolada e tudo o mais (eu fico impressionada de como essas casas de filme de terror vivem isoladas! Decidi que nunca morarei numa casa assim, e sim num apartamento com porteiro, segurança e muitos alarmes. No meio da cidade! E na cobertura para não correr o risco de ter água do apartamento de cima pingando, e a água vir toda preta, tipo Água Negra!), aí ele vai sair pra fazer não sei o quê e ela começa a sentir que "tem alguma coisa". Vou logo esclarecer: o filme não tem explicação. E é isso que assusta. Você passa o filme inteiro procurando por um motivo para todo esse terror psicológico que fazem em cima do casal: vingança? Traumas de infância? Algum estúpido ideal religioso? Ou mesmo político? O casal ofendeu alguém? Nada. Eles só estavam em casa, e os terroristas - por assim dizer - só queriam se distrair. E eles aterrorizam entrando na casa, cortando fios de telefone, quebrando o carro, arrebentando a porta com um machado. São somente três que poderiam ser derrotados facilmente em uma luta... mas, claro, o medo fragiliza.

E sabe o que é mais assustador? Gente assim existe. Gente que gosta de machucar os outros sem motivo algum... que dá um tiro só porque brigou com o fulano em uma briga de trânsito. Simplesmente dá agonia porque não explica nada.

Trailer aqui. {dizem que o assassinato de quatro pessoas inspirou o filme}


Para inspirar vocês a assistirem o filme, porque o Freddy é mó feio -s

A Hora do Pesadelo

Eu não fiquei com medo desse filme, nem nada. Mas que acho que esse filme merece estar na lista, merece.
Primeiro porque ele veio antes do advento do cinema sádico, quando a graça não ficava em "como as pessoas morriam". As pessoas morriam esfaqueadas. E pronto. Mas porque acho que esse filme inspira medo? Bem, eu ficaria com MUITO medo de dormir se o visse quando eu era mais criança, simplesmente porque a história do filme fala de um assassino que age quando você dorme. Ele foi um assassino de crianças e morreu queimado pelas pessoas de uma vila. Aí agora ele ataca os filhos das pessoas que queimaram ele - ainda residentes na mesma vila que cresceu e virou uma cidade mais ou menos de médio porte. O lance é que você só consegue escapar se você acordar antes! Mas se ele conseguir te pegar... e você ainda tiver seus olhinhos fechados... se ferrou. Vai morrer na vida real também.

Foi o primeiro filme que Johnny Depp fez, quando tinha 21 anos e cara de adolescente de 17. Um galãzinho, e o filme nem precisa ser um clássico pra valer a pena ser visto -s
Infelizmente não achei o trailer da versão de 1985 com Johnny Depp D:, de modo que aqui vai o trailer do remake (:

Trailer da nova versão que vai sair em abril de 2010. Quando assistir, dou meu review!


Se eu tivesse visto isso aos cinco anos, nunca mais gostaria de ver um espécime desses. Nem um bonitinho.

Bônus: It.

Eu nunca assisti.
Mas esse filme deve ser traumatizante, considerando que minha irmã - que vai fazer 22 anos - tem trauma com palhaço até hoje. E o palhaço é feio mesmo, qualquer criança se assustaria com aquela coisa monstruosa. E, claro, tinha que ser baseado em um conto de Stephen King. Carrie, O Iluminado e A Névoa são todos filmes baseados nas histórias de terror dele, e - convenhamos - assustam. Não é a toa que um monte de gente incluindo Velma e Sam Winchester também tem medo de palhaço.

Trailer aqui - detalhe para o NOW IN VIDEOCASSETE no final, -q

É uma lista bem pobre, sim.
Mas vale lembrar que ainda não vi O Iluminado, A Chave-Mestra e Pânico, por exemplo. E me assusto muito pouco: eu assisti O Exorcista e O Exorcismo de Emily Rose e achei 'nossa, que emocionante -n'. O Exorcista dá um pouquinho de medo, mas vale lembrar que sou atéia, cética e demônios me fazem rir. Além de que não tenho medo de filmes estilo O Chamado porque acabo mais rindo dos movimentos de Samara Morgan do que tendo medo dela. Então...

De qualquer modo, sentir medo não é o mesmo que gostar. Eu gosto de Água Negra mesmo que ninguém tenha gostado muito. O filme dos 13 Fantasmas é legal, embora eu tenha ficado com medinho do fantasma daquela menina lá. Evito filmes sobre psicopatas incluindo Hannibal que assisti só o que conta a história dele desde o começo, e confesso, saí da sala depois que ele se vinga pela segunda vez, cortando buraquinhos no corpo do homem. Eu nunca assisti O Grito, mas assistir Todo Mundo em Pânico 4 é o suficiente que quero do andar tortuoso. E mesmo que eu não ache nada apavorante, assustador ou algo do gênero, sempre recomendo Os Outros. Tem Nicole Kidman, muito gata, e o filme é legal. E para quem gosta de temas "demoníacos", A Profecia. Mas não o remake de 2006, e sim a versão de 1976 que - creio eu - explica as coisas bem melhores. O filme tem continuação (o livro não) com Damien - A Profecia II e A Profecia III - O Conflito Final. O segundo ainda é bom, mas o terceiro é ridículo (a continuação é tipo: primeiro filme, Damien é uma criança. Segundo filme, Damien é um garoto. E no terceiro filme, o Damien é um homem já).


Ficaria com medo disso, oi.

P.S.: aí me perguntam: por que demorou tanto tempo para fazer esse post que tinha na cabeça? A resposta não é simples? Eu não estava afim de ter que relembrar as cenas que me fizeram perder o sono! D:

3 comentários:

Laís Dourado disse...

Nossa, quando eu era pequena eu tinha muuuito medo de qualquer filminho de terror. Aí, um belo dia, o medo desapareceu. Hoje em dia eu só nao assisto por que nao gosto mesmo.
Mas filmes assim como O Iluminado e Hannibal (a serie inteira) são arretados. Eu gosto muito dessa temática serial killers!
;)

=**

ps. Fujaa do 1 andar mesmo! aheuoahe, tenho que assistir esse filme da agua preta, pra saber o perigo que corri!

Carol Winchester disse...

Nossa, eu MORRO de medo de filme de terror, mas ficaram falando pra mim "veja REC, veja REC", e eu bem que gosto desse negócio de thriller/horror/survival, desde Resident Evil, então me apaixonei logo de cara por REC. Porque tem uma história que te prende e tals no filme, mas depois dessa sua lista, é bom mesmo você não ver REC, DAUISHDISHDIUHDSAE, porque dá MUITO MEDO MESMO, ontem (quando vi o filme) não conseguia ir dormir que já ficava lembrando das cenas lá que me davam susto. (Hoje fui ver o filme de novo -q)

Enfim, dessa lista toda que você disse eu só vi A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça quando era criança e também fiquei morrendo de medo, mas no dia seguinte eu chegava pras coleguinhas cheia de moral falando "vi a Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça ontem até o final, sou foda 8D"

E O Grito eu também não vi, quer dizer, cheguei a ver até uma certa parte do filme, mas é muito complicado entender a hora que as coisas acontecem, e os personagens são meio parecidos, ai fica muito confuso pra minha cabecinha D:

Unknown disse...

Luna,você postou isso do filme de palhaço logo hoje que estou morrendo me medo deles G-G.
Outro dia quase morri assistindo 'Água Negra'.Antes eu era super durona,assistia filmes de terror e nem me abalava,mas agora qualquer suspence faz com que eu grite de medo -q