quinta-feira, 11 de março de 2010

primeiramente, as desculpas

Primeiramente, antes de tudo, gostaria de pedir desculpas à Umrae pelo 'cima-de-muro' - modo pelo qual me referi aos agnósticos. Não quis me referir aos agnósticos de forma pejorativa de jeito nenhum, inclusive só lembrei dessa descrição porque basicamente um agnóstico é uma pessoa que não acredita em Deus, mas também não desacredita. Algumas pessoas chamam o agnóstico de 'ateísmo fraco' (como Richard Dawkins), mas pessoalmente não acho que seja assim. Eu só tenho a opinião de que agnósticos simplesmente preferem não assumir nenhuma posição definida como os religiosos e os ateus preferem. De acordo com a Wikipedia, o agnosticismo pode ser dividido em cinco tipos: estrito, empírico, apático, ignosticismo e modelar. Entendi um pouco da diferença entre cada tipo, e basicamente a semelhança é tipo "eu não sei se há um deus lá ou cima ou não, mas no fundo, isso não faz tanta diferença". Não é exatamente desse tipo, mas é por aí.

Então eu realmente peço desculpas porque quando utilizei do termo 'cima-do-muro', pensei em uma pessoa que simplesmente não se definia de um lado ou outro, portanto no meio, e não fazia idéia de que o termo fosse pejorativo ^^'
Então perdão?

Além disso não quero ofender os religiosos pelo post anterior. Sei que há muitos cristões, inclusive, que lutam pelos direitos dos gays, inclusive há homossexuais que seguem alguma religião cristã {inclusive tem igrejas que acolhem gays}. O problema é que ainda assim o maior argumento contra o casamento gay é a Bíblia - mesmo que as pessoas desobedeçam grande parte, ainda acham que outras coisas tem valor dentro do livro, adotando um sistema de que algumas coisas num livro sagrado podem ser ignoradas, mas outras não. Eu nunca vi uma evangélica proclamar que o adultério deve ser punido por pedras, mas já vi muitas pessoas falando que homossexualidade vai contra a Bíblia. Eu não entendo essas pessoas, como elas podem definir o que tem de maior valor em um livro que elas mesmas seguem? Isso não seria uma forma de manipular o "sagrado"?

Há muitos ateus preconceituosos com gays também, e eu não sei - sinceramente - qual é o pior. Mas, francamente, não sei qual é o argumento deles. Os cristãos tem a Bíblia ao lado deles, mas e os ateus? A natureza? Não pode ser, há pesquisas que comprovem a naturalidade da homossexualidade! Então é simplesmente preconceito mesquinho, e eu realmente fico com vergonha deles. Queria muito que todos os ateus fossem legais e simpáticos, mas sinceramente tem uns que me dão vergonha. Deve ser a mesma vergonha que minhas colegas evangélicas sentem quando alguém fala de um pastor que rouba ou quando católicos ficam se sentindo 'lá embaixo' por causa de um padre pedófilo. Sério, essas pessoas podiam pensar um pouco antes de cometerem tantos atos errados, seja qual for, porque - de um jeito ou outro - representam a classe.

Em relação a pessoas que são heterossexuais e depois "viraram" homossexuais. Esse é um equívoco bem grande que as pessoas tem. Porque embora a homossexualidade seja completamente natural, não quer dizer que as pessoas nasçam ou homossexuais ou heterossexuais. Há mil nuances na nossa sexualidade, e simplesmente não podemos classificar tudo em rótulos, porque seria estupidez. Já reparei que quando uma mulher passa a vida inteira ao lado de um homem, mas aí se separam e depois ela fica com uma mulher, as pessoas tem mania de ou dizerem que ela era uma lésbica enrustida {ignorando que ela possa ter realmente amado o seu ex-marido} ou se ela se desviou e "virou" homossexual {e portanto, de acordo com a Universal, é possível "desvirar" também}. Mas essas pessoas ignoram que atração sexual não se escolhe, e muito menos você força a si mesma a gostar de alguém. Eu nunca vi alguém fazendo isso. Além disso há o amor. As pessoas se limitam tanto que acreditam, sinceramente, que amor é algo pré-fabricado, que surge só com determinadas pessoas. Eu acredito que é isso que tenha acontecido com a amiga dos pais de Umrae: ela simplesmente se apaixonou por outra mulher, e bem, as barreiras sociais e de gênero não fizeram tanta diferença. Por isso que tem aquela frase que diz que amamos pessoas, e não o gênero delas.

Há muitos homens que se casam sempre tendo um desejo secreto por homens. Mas há homens que não. Há pessoas que só se sentem atraídas pelo mesmo sexo com mais de quarenta anos, simplesmente porque uma pessoa fez isso. O que só comprova a minha hipótese pessoal de que a nossa atração é por pessoas. Se a pessoa nos atrair, bem, não adianta ela pode ser de qualquer gênero, cor, religião. Vai atrair do mesmo jeito. Rótulos são complicados, muito complicados.

E isso me leva a entender o bando de bissexuais que estão surgindo agora - eu nunca vi essa "modinha", mas as pessoas dizem que existe, então. Eu não acredito que esses bissexuais estão se assumindo 'bi' simplesmente porque estão levados pela opinião dos outros. Mas simplesmente porque querem evitar o trabalho de ficar em dúvidas se é hetero ou homo, e simplesmente se rotulam 'bi' que abrange tanto homens quanto mulheres. E ninguém vai estranhar a "repentina" mudança na orientação sexual, simplesmente porque a pessoa já deixou bem claro que fica com os dois gêneros, de modo que... posso estar falando besteira, porque não conheço nenhuma pessoa que se assuma bi diante de todos. Sim, só tenho um amigo que se disse bi.

E isso me lembra: uma vez eu tive uma amiga e ela sempre foi heterossexual, de acordo com ela mesma. O negócio era homem. E um dia ela gostou de uma garota, e realmente gostou. Ela decidiu que era bissexual, então, para descomplicar a vida dela. Ela continua gostando de homem, mas desde então ela percebe que o coração dela está aberto para quem quiser conquistá-la.

E para quem pediu, eis o gráfico em versão maior aqui. Vale lembrar: essa imagem não é minha, eu a achei no We ♥ It e a usei. Estava em inglês, então resolvi traduzi-la. Não sei se a tradução estava totalmente ok, mas dá pra entender o sentido da coisa! ^^


Bem, basicamente esse post foi para esclarecer coisas que eu disse equivocadamente, e bem, complementar o que ficou faltando ser dito. ^^"
Sempre acabo falando demais, mas enfim, paciência, é meu jeito. (:

P.S.: Umrae, não sei se eles consideram os enviados por e-mail. Eu só vi considerando os enviados pelo tópico de Orkut '-'



Achei no We♥It. Gostei da foto, achei ela delicada e pode ser duas amigas ou duas namoradas, já que mãos dadas entre meninas não significa namoro (:

2 comentários:

Umrae disse...

Desculpas aceitas. Eu entendo que foi descuido, mas é preciso tomar cuidado com certos termos. Alguém que fica em cima do muro é alguém que não toma uma decisão por medo de confrontar um dos lados. Nós agnósticos temos uma posição: a de que não se deve afirmar categoricamente o que você não sabe ser verdade. E, pessoalmente, acredito que devemos usar nossa existência neste planeta para tentar fazer do mundo um lugar melhor para os que convivem conosco e para as próximas gerações. A justificativa que cada um escolhe para agir assim pouco importa, como você mesma disse, o importante é cumprir o objetivo.
Não se sinta insegura, bobona, você tem talento e assertividade imensos (e não para a sua idade, mas perto da população em geral).

Bejão.

Umrae disse...

Ah, deixa eu aproveitar e comentar só por curiosidade (por causa da linha do gráfico que fala de famílias destruídas, e para comprovar a besteira que isso é). Sabe o amigo dos meus pais de que eu comentei? Continuou, por razões óbvias, participando ativamente da vida das filhas (as duas já são adultas) e dando todo o suporte financeiro e emocional de que elas pudessem ter precisado na vida. É muito amigo da ex-mulher, tem contato frequente com ela, a sustenta financeiramente (porque ela é dona-de-casa), procurando mantê-la no mesmo padrão de vida de quando eram casados (ele é diretor de uma empresa, ganha muito bem), inclusive no que se refere a viagens internacionais, por exemplo.
Acho que isso prova que ele reconhece o companheirismo e o apoio que ela deu a ele ao longo da vida muito mais do que muito homem casado considera os da própria esposa.